
Ciclo de Conferências: Neurociências e Inteligência Artificial na Educação I turma 01.ACD.25/26
Apresentação
A promoção do sucesso escolar é uma prioridade constante das políticas educativas, sustentada em práticas pedagógicas e na investigação científica. Neste âmbito, as Neurociências têm vindo a ganhar relevância ao oferecerem contributos fundamentais para compreender os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e desenvolver estratégias pedagógicas mais eficazes, ajustadas às necessidades de cada aluno. Paralelamente, emerge o desafio de integrar criticamente a Inteligência Artificial (IA) na Educação. A rápida evolução tecnológica levanta questões essenciais sobre o papel do professor, o impacto da IA na criatividade e autonomia dos alunos, e o envolvimento das famílias na mediação digital. Este Ciclo de Conferências visa, assim, responder a estas preocupações, promovendo uma reflexão informada e atual sobre os contributos da Ciência e da Tecnologia para a Educação do século XXI. A ação insere-se no plano de atividades da entidade proponente como uma resposta estratégica às necessidades formativas da comunidade educativa local, alinhada com os desafios contemporâneos da prática docente.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Compreender os principais processos cerebrais envolvidos na aprendizagem e refletir sobre o seu impacto na prática pedagógica. Identificar o contributo da neuroplasticidade na superação de dificuldades de aprendizagem e explorar estratégias pedagógicas baseadas na evidência científica. Conhecer ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas à educação e refletir sobre o papel do professor enquanto mediador crítico e ético da sua utilização.
Conteúdos
A ação de formação integra sessões de natureza teórico-prática, dinamizadas por especialistas convidados, com enfoque nas seguintes áreas de conhecimento: Processos cerebrais e aprendizagem: funcionamento do cérebro durante a aprendizagem, mecanismos cognitivos associados e implicações para a prática educativa; Neuroplasticidade e dificuldades de aprendizagem: contributos das neurociências na compreensão e superação das dificuldades de aprendizagem, através de estratégias pedagógicas baseadas na evidência; Inteligência Artificial aplicada à Educação: introdução às ferramentas e plataformas de IA com potencial pedagógico e análise do papel do professor enquanto mediador crítico e ético no seu uso;
Metodologias
A metodologia assenta na articulação entre exposições teóricas realizadas por especialistas convidados e espaços de debate, reflexão e partilha de práticas, que promovam a participação ativa dos formandos. Estes momentos visam fomentar a apropriação crítica de conhecimentos científicos atualizados e a sua aplicação na prática pedagógica, com vista à promoção do sucesso escolar dos alunos. As sessões incluirão o uso de recursos multimédia e suportes visuais, incentivando a interação entre os participantes, a colocação de questões, a troca de experiências e a construção conjunta de novas abordagens educativas.
Observações
Manta, A. (2015). Motivar os Filhos para o Estudo. Clube do Autor Manta, A. (2020). Adolescentes offline: como educar na era digital. Clube do Autor. Silva, F., Dias, J., Silva, S., Bem-Haja, P., Silva, C. F., & Soares, S. C. (2018). Unconscious influence over executive control: Absence of conflict detection and adaptation. Consciousness and cognition, 63, 110-122. https://doi.org/10.1016/j.concog.2018.06.006 Santos, I. M., Silva, A., Bem-Haja, P., Rosa, C., Cerri, L., Queiroz, D. F., Barroso, T., Alves, M. F., & Silva, C. F. (2022). The impact of sleep on face recognition memory: A scoping review. Brain Sciences, 12(10), 1385.
A inscrição no evento é realizada através do link disponibilizado pelo Município (1.º passo). Para efeitos de certificação os docentes deverão realizar o registo como formandos na plataforma do Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar (2.º passo), caso ainda não possuam conta. A certificação implica a presença do docente na totalidade das horas, sendo esta validada através de assinatura na respetiva folha de presença.
Formador
Ana Maria Teixeira Soares Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-09-2025 (Sexta-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 12-09-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |