11º FESTIVAL LITERÁRIO DE OVAR: ouvir, ler, escrever e ilustrar turma 01.C.25/26

Apresentação

A essência do Festival Literário de Ovar é a valorização da ilustração, da leitura e dos textos. Esta iniciativa do Município de Ovar, estimula o debate e a reflexão sobre a problemática e o valor do autor (escritor e ilustrador), a apresentação de edições, o contacto entre leitores, a realização de oficinas de aprendizagem. A forma de dar a ler e de motivar à leitura é o fio condutor. A escrita e a ilustração pretendem alcançar a promoção de uma eficaz literacia que combata o analfabetismo funcional e alargue a novas formas de ler imagens e conhecer livros, ilustradores e autores. A edição de 2025 pretende estreitar laços entre mediadores de leitura, docentes, potenciando as vantagens pedagógicas e formativas da literatura oral na aprendizagem, valorizando a literacia mediática. Com esta metodologia se reforça de articulação entre bibliotecas, nomeadamente as escolares e municipais, e a valorização da literatura.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Promover atividades criativas, centradas na palavra escrita e ilustrada, no jogo de inventar textos poéticos e narrativos, na forma de contar, de ouvir e de (re)escrever. Promover o aperfeiçoamento das competências profissionais dos dos docentes, aprofundando o conhecimento de metodologias de mediação, de textos e autores. Desenhar atividades de articulação com a biblioteca escolar e as redes locais de bibliotecas. Trabalhar a relação que se estabelece entre texto e imagem no processo criativo adjuvados pelas leituras expressivas. Estimular a aprendizagem da literacia mediática. Promover uma reflexão sobre o papel central do adulto, enquanto mediador entre a criança/jovem e os livros, trabalhando estratégias de animação de leitura numa dimensão alargada sobre textos e autores.

Conteúdos

A formação englobará sessões teóricas/práticas e sessões em grupos de temática especializada, com a presença de especialistas convidados, de acordo com a seguinte temáticas: . a da literacia mediática; . a escrita criativa; . a escrita e a oralidade na biblioteca escolar; . o conto e o (re)conto; . o narração e a arte; . o papel da escrita e da ilustração. Oficina de literacia mediática com Cláudia Lobo. Valores da literacia mediática: conceito; A ilustração de textos com Abigail Ascenso. Ideias ilustradas - conceito; O mundo dos livros e da leitura com Sofia Paulino. Arte plástica - conceito; A arte de contar com Luís Correia Carmelo. Aprender com as histórias na sala de aula - conceito; Virtualidades pedagógicas da biblioteca escolar com José Saro. As teorias e as práticas: conceito; à conversa com Escritores; Sessão de Contos.

Metodologias

Esta ação de formação será organizada em oficinas, tertúlias e conferências presenciais e decorrerá nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Serão organizados momentos e espaços de partilha de experiências e trabalho produzido na lógica do trabalho colaborativo. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, com a preocupação da ligação aos contextos escolares e às vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que potenciem a melhoria das práticas.

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação. • Participação, discussão e reflexão nas sessões presenciais das propostas de trabalho. • Produção e apreciação de trabalho individual temático. [esta reflexão deverá incidir quer sobre as sessões plenárias, analisadas de uma forma global, quer sobre os oficinas em que participou]. Acreditação final na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

JEAN, Georges (1999). A Leitura em Voz Alta, Instituto Piaget PORTUGAL. Ministério da Educação. Rede de Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027 [2021]. [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 21-03-2017. [Consult.03-07- 2025]. Disponível em WWW:< https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdf>. PORTUGAL. Ministério da Educação. Rede de Bibliotecas Escolares. Como é que a biblioteca escolar desenvolve a aprendizagem das artes e cultura?. [Em linha]. Blogue RBE, (20 abril. 2021). [Consult. 06-07-2025]. Disponível em WWW: SÁ, C. M.; LUNA, E.(2016) Transversalidade V: desenvolvimento da oralidade. Aveiro: Universidade de Aveiro. SARDINHA, M. G. e QUESADO, S. (2008). «Dos Contos ao (Ser) Leitor». In Revista “…à Beira” nº 7, vol. II, SARDINHA, M. G e PEREIRA, A. S. (coords.), UBI

Formador

José António Videira Saro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-09-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 18-09-2025 (Quinta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
3 19-09-2025 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 19-09-2025 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
5 20-09-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 18-09-2025
Fim: 20-09-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136218/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Ovar