Bastidores de Gestão Emocional II turma 17.ACD.24/25

Apresentação

a presente ação de formação tem como objetivo aprofundar e consolidar as estratégias de desenvolvimento das competências socioemocionais das educadoras de infância, com base em domínios como a consciência emocional , a autorregulação emocional, a empatia, as competências de relação e a tomada de decisões responsável. Pretende fortalecer a resiliência, promover o bem estar emocional e reforçar a capacidade de autorregulação em contextos de maior exigência. A formação visa ainda potenciar relações interpessoais saudáveis e contribuir para a construção de ambientes educativos emocionalmente positivos, com impacto direto na qualidade das interações com as crianças. Esta ação justifica-se pela necessidade de promover uma abordagem mais aprofundada, prática e alinhada com os desafios atuais do contexto educativo, favorecendo a saúde emocional e a eficácia profissional das educadoras.

Destinatários

Educadores de Infância;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

A presente ação de formação tem como objetivos aprofundar o desenvolvimento da inteligência emocional das educadoras de infância, reforçar competências de autorregulação emocional e empatia, e promover uma comunicação consciente e eficaz no contexto educativo. Pretende-se ainda consolidar práticas de gestão emocional ajustadas aos desafios do quotidiano, contribuindo para ambientes educativos emocionalmente positivos e sustentáveis.

Conteúdos

1. Inteligência emocional: autoconhecimento e estratégias de autorregulação emocional 2. Competências socioemocionais - referencial CASEL: autoconsciência, autorregulação, consciência social, competências relacionadas e tomada de decisão responsável 3. Empatia e relações interpessoais no contexto educativo 4. Comunicação emocional e assertiva em contexto profissional 5. Promoção da resiliência e do bem estar emocional 6. Estratégias para a integração das competências socioemocionais na prática educativa

Formador

Carla Adelina Amaral da Conceição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-04-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 14-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 30-04-2025
Fim: 14-05-2025
Acreditação: 17.ACD.24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas de Esmoriz