Chá de Letras – Promoção de pré-competências de Leitura e Escrita na Educação Pré-Escolar turma 10.ACD.24/25-T1

Apresentação

O ensino pré-escolar é essencial na preparação para a leitura e a escrita, desenvolvendo competências como consciência fonológica, vocabulário e reconhecimento de letras. Esta formação visa refletir sobre estratégias para promover estas pré-competências, prevenir dificuldades futuras e partilhar boas práticas. A partilha teórica e a discussão de situações práticas pretende apoiar os educadores na criação de ambientes estimulantes que favoreçam um percurso educativo mais sólido e bem-sucedido.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Refletir acerca da importância do acesso à leitura e à escrita Compreender o conceito de literacia emergente Conhecer os fatores que influenciam a aprendizagem da leitura e da escrita Analisar as competências facilitadoras da leitura e da escrita Conhecer os principais preditores de sucesso na leitura no primeiro ciclo Compreender a importância do desenvolvimento das pré-competências facilitadoras da leitura e da escrita Definir o papel do EPE no desenvolvimento da literacia emergente

Conteúdos

O papel da educação pré-escolar no desenvolvimento da leitura e escrita; A literacia emergente e as variáveis que afetam a aprendizagem da leitura e da escrita Principais preditores de sucesso na aquisição da leitura e da escrita Estratégias de promoção de pré-competências

Formador

Cristiana Pereira Guimarães

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-12-2024 (Terça-feira) 16:00 - 17:00 1:00 Presencial
2 15-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 17:00 1:00 Presencial
3 11-02-2025 (Terça-feira) 16:00 - 17:00 1:00 Presencial
4 11-03-2025 (Terça-feira) 16:00 - 17:00 1:00 Presencial
Início: 10-12-2024
Fim: 11-03-2025
Acreditação: 10.ACD.24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas da Murtosa