
Chá de Letras – Promoção de pré-competências de Leitura e Escrita na Educação Pré-Escolar turma 10.ACD.24/25-T1
Apresentação
O ensino pré-escolar é essencial na preparação para a leitura e a escrita, desenvolvendo competências como consciência fonológica, vocabulário e reconhecimento de letras. Esta formação visa refletir sobre estratégias para promover estas pré-competências, prevenir dificuldades futuras e partilhar boas práticas. A partilha teórica e a discussão de situações práticas pretende apoiar os educadores na criação de ambientes estimulantes que favoreçam um percurso educativo mais sólido e bem-sucedido.
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Refletir acerca da importância do acesso à leitura e à escrita Compreender o conceito de literacia emergente Conhecer os fatores que influenciam a aprendizagem da leitura e da escrita Analisar as competências facilitadoras da leitura e da escrita Conhecer os principais preditores de sucesso na leitura no primeiro ciclo Compreender a importância do desenvolvimento das pré-competências facilitadoras da leitura e da escrita Definir o papel do EPE no desenvolvimento da literacia emergente
Conteúdos
O papel da educação pré-escolar no desenvolvimento da leitura e escrita; A literacia emergente e as variáveis que afetam a aprendizagem da leitura e da escrita Principais preditores de sucesso na aquisição da leitura e da escrita Estratégias de promoção de pré-competências
Formador
Cristiana Pereira Guimarães
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Presencial |
2 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Presencial |
3 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Presencial |
4 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Presencial |