Prevenção de Comportamentos Aditivos e Dependências turma 01.PND.24/25

Apresentação

O Centro de Respostas Integradas de Aveiro (CRI), integrado no ICAD, visa atuar nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social, focando-se na redução do consumo de substâncias psicoativas e outros comportamentos aditivos na região da NUT III – Baixo Vouga. No âmbito da prevenção, o CRI desenvolve intervenções ajustadas ao grau de risco, incluindo ações dirigidas ao meio escolar. A escola, como espaço de aprendizagem e sociabilização, desempenha um papel essencial na promoção da saúde, criando condições para que os indivíduos controlem a sua saúde e a dos grupos onde se inserem. A promoção da literacia em Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD) deve envolver toda a comunidade educativa, com a participação ativa de professores, assistentes operacionais, alunos e familiares, reforçando os fatores de proteção e minimizando os riscos associados ao consumo de substâncias e comportamentos aditivos. O pessoal não docente desempenha um papel crucial na identificação precoce de comportamentos aditivos e dependências nas escolas, incluindo o uso de substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas), o abuso de ecrãs e situações de tráfico. A sua proximidade aos alunos e o contacto com o ambiente escolar, incluindo as imediações, permitem-lhes observar comportamentos que muitas vezes escapam ao olhar dos professores. Esta ação de formação visa capacitar estes profissionais para lidar com problemas que ocorrem fora do contexto imediato da sala de aula, mas que afetam diretamente o bem-estar dos jovens. Além disso, pretende-se refletir sobre a importância da família, da escola e da cidadania, e fornecer conhecimentos específicos sobre comportamentos aditivos e dependências, permitindo-lhes identificar sinais de alerta e promover estilos de vida saudáveis na escola.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

- Aumentar conhecimentos sobre comportamentos aditivos e dependências; - Conhecer padrões e prevalências de consumos de substâncias psicoativas em Portugal; - Reconhecer a importância da comunidade educativa na prevenção de comportamentos aditivos e dependências; - Promover uma reflexão sobre o papel do assistente operacional; -Informar sobre as respostas e recursos existentes no território; - Contribuir para a adoção de estilos de vida saudáveis.

Conteúdos

Módulo 1 (2h horas) Os Comportamentos Aditivos e Dependências em Portugal: Contextualização Institucional: Respostas e recursos existentes no âmbito dos Comportamentos Aditivos e Dependências. Prevalências de consumos de substâncias psicoativas e dependências sem substância: dados da investigação em Portugal. Enquadramento legal (substâncias lícitas e ilícitas). Módulo 2 (3 horas) A problemática dos Comportamentos Aditivos e Dependências: Definições (droga, dependência, tipo de consumo e consumidores). As substâncias (anfetaminas, cocaína, ecstasy, haxixe, heroína, LSD, NSP, entre outras) seus efeitos e riscos associados. Dependências sem substância (ecrãs, utilização problemática da internet, gaming e gambling). Módulo 3 (3 horas) Motivações para os consumos-Tratamento: Conceitos, abordagens terapêuticas e procedimentos. O percurso do utente no CRI de Aveiro. Modelo conceptual de intervenção na Reinserção Social, a dimensão do indivíduo e dimensão social. Estratégias, mediação e acompanhamento social. Apartamentos de reinserção e comunidades terapêuticas. Módulo 4 (3 horas) Redução de riscos e minimização de danos- Estratégias de Intervenção: do Tratamento à Redução de Riscos e Minimização de Danos Origem e definição da Redução de Riscos e Minimização de Danos Objetivos da Intervenção em Redução de Riscos e Minimização de Danos Princípios básicos da intervenção de Rua Módulo 5 (4 horas): Estratégias de intervenção-Intervenções preventivas: Níveis operacionais (Prevenção Universal, Seletiva e Indicada) Fatores que podem estar na origem de comportamentos aditivos: Fatores de Risco e Proteção Sinais de alerta. Construção e consolidação de competências pessoais e sociais. A importância da comunidade educativa na prevenção de comportamentos aditivos e dependências e reflexão sobre o papel do pessoal não docente.

Modelo

Participação 30% e teste escrito 70%

Bibliografia

Sousa, Ângelo de et al. (2007). Consumo de Substâncias Psicoativas e Prevenção em Meio Escolar, Direção Geral de Saúde; Instituto da Droga e Toxicodependência.Iglesias, Elisardo Becoña (2002). Bases Científicas De La Prevención De Las Drogodependencias, Delegação do Governo para o Plan Nacional sobre Drogas, Madrid.Abrão, Inês (1999). Factores de risco e de proteção para as toxicodependências, Revista Toxicodependências, Lisboa, 5(2), 3-11.Vilar, Graça et al. (2013). Linhas Gerais de Orientação à Intervenção Preventiva nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.Morel, Alain et al. (2001). Prevenção das Toxicomanias, Climepsi Editores.

Formador

Emidio Abrantes Rodrigues

Cristina Maria Cunha Conceição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-12-2024 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 18-12-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 19-12-2024 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 19-12-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 20-12-2024 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 18-12-2024
Fim: 20-12-2024
Acreditação: DGAE/1447/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária de Estarreja