Trabalho Prático e Laboratorial em Calculadoras e Sensores turma 08.ACD.24/25

Apresentação

Um ensino das ciências experimentais que se pretenda renovado passa pela valorização da experimentação. Assim, é necessário ajudar os professores a utilizar metodologias ativas, aplicações (DataLogger) e materiais (calculadoras gráficas e sensores) que lhes permitam enfrentar os desafios do ensino experimental.

Destinatários

Professores do Grupo 510

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Nesta ação de curta duração pretende-se que os professores, no âmbito da experimentação, aprendam a utilizar sensores e a retirar conclusões com a calculadora gráfica. A experimentação assume, nas aprendizagens essenciais, o papel preponderante na operacionalização dos conhecimentos, capacidades e atitudes. Para além disso, a ação visa promover a iniciativa prioritária “formação e capacitação digital de professores”, identificada no Plano 21/23 Escola+.

Conteúdos

Os conteúdos da ação estão centrados nas atividades laboratoriais, indicadas nas aprendizagens essenciais, de Física e Química dos 10.º e 11.º anos. A lista de atividades é a seguinte: - Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida; - Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia; - Queda livre: força gravítica e aceleração da gravidade; - Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme; - Movimento uniformemente variado: velocidade e deslocamento; - Características do som; - Velocidade de Propagação do som; E outras que dentro do tempo disponível seja possível realizarmos.

Formador

Maria Emília Coelho de Almeida Batista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-12-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 06-12-2024
Fim: 06-12-2024
Acreditação: 08.ACD.24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Estarreja