Plataformas e Ferramentas digitais na gestão escolar e no trabalho colaborativo turma 24.C.FSE.34.1
Apresentação
As escolas oferecem uma panóplia de recursos digitais e de plataformas para auxiliar o docente na sua prática letiva e no âmbito das suas funções como diretores de turma ou coordenadores de estruturas educativas. O trabalho colaborativo e a partilha serão fomentados através da exploração de ferramentas como o Office 365, nomeadamente no recurso ao mail institucional, na partilha colaborativa de documentos na OneDrive e no envolvimento do centro colaborativo Teams. A plataforma INOVAR também oferece recursos variados que auxiliam o trabalho administrativo do diretor de turma e de curso, bem como a interação entre o AE e a comunidade educativa. Por fim a aplicação “Ata automatizada” garante a normalização das atas relativas aos conselhos de turma de avaliação e de forma célere e automática constitui-se como uma ferramenta de extração de dados para a direção, equipas de avaliação interna e do plano anual de atividades.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
- Dar a conhecer as plataformas e ferramentas do AE a todo o pessoal docente; - Partilhar experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa; - Desenvolver projetos/atividades que potenciem a utilização das TIC em contextos inter- e transdisciplinares; - Mudar algumas práticas, com a integração de ferramentas de comunicação e interação à distância, no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar a disponibilização online de recursos educativos; - Potenciar o trabalho colaborativo; - Sensibilizar os formandos para a utilização e rentabilização dos recursos existentes na escola.
Conteúdos
As plataformas institucionais do AE Office365 - Outlook (correio institucional); - OneDrive; - Teams; Inovar+alunos Ata Automatizada
Metodologias
Apresentação da ação de formação. Abordagem aos conteúdos identificados, descrevendo e envolvendo as plataformas abordadas, sempre com recurso a simulação de situações reais. Análise, discussão, reflexão e avaliação das ferramentas consideradas ao serviço da atividade docente, quer no desenvolvimento do ensino e aprendizagem com os alunos, quer no trabalho colaborativo com os pares.
Avaliação
De acordo com o RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos n.ºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6 do mesmo diploma e é atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: 1. Participação - 40% (inclui a participação nas sessões, designadamente a integração nos grupos de trabalho, a participação ativa na realização das tarefas e nos debates, o interesse demonstrado e a iniciativa e autonomia). 2. Relatório de avaliação crítica - 60% (envolve a realização de um relatório individual de reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo da ação de formação).
Bibliografia
- WILSON, Kevin – Essential Office 365 Second Edition: The Illustrated Guide to using Microsoft Office. Elluminet Press, 2018. ISBN 9781911174547 - WITHEE, Rosemarie e outros – Microsoft Office 365 for Dummies. John Wiley & Sons, 3rd Edition, 2019. ISBN 9781119513353
Observações
Critérios de Seleção: 1.º Pertencer aos seguintes Agrupamentos: AE Ovar; AE Ovar Sul; AE Esmoriz-Ovar Norte; AE Estarreja; AE Murtosa ;AE Pardilhó. 2.º Ordem de Inscrição. NOTA: O calendário poderá sofrer alguma alteração.
Formador
João Rafael Vieira dos Santos Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |