353

Inteligência Artificial - Uma ferramenta pedagógica e de apoio ao trabalho docente turma 13.CFSE24/25-T1

Apresentação

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital e a inovação na educação. É essencial que os docentes adquiram competências digitais, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais e melhorarem as aprendizagens dos alunos. Atualmente não é possível atingir estes objetivos sem conhecer e ter, pelo menos algum, domínio das capacidades das ferramentas de inteligência Artificial (IA). Estas ferramentas estão em constante evolução e onde a formação contínua dos professores terá um papel crucial para que os profissionais se adaptem a uma nova realidade tecnológica e pedagógica. É imperativo que os docentes se preparem para este novo mundo digital e tirem partido do uso na sua prática docente de ferramentas como, por exemplo, o ChatGPT. Estas ferramentas têm um potencial revolucionário na educação, oferecendo novos caminhos para novas práticas pedagógicas, personalização do ensino, a automatização de tarefas rotineiras, etc. podendo, deste modo, transformar a forma como os professores trabalham, ensinam e aprendem. Esta ação de formação está alinhada com a necessidade de os docentes se manterem atualizados perante as atuais mudanças tecnológicas e pedagógicas , sendo focada na utilização da AI como ferramenta de apoio a todo o trabalho docente e como ferramenta pedagógica. Abordará ainda a componente ética da utilização da IA, pois os docentes têm que estar cientes das suas implicações éticas e sociais da utilização.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Compreender os desafios e oportunidades apresentados pela inteligência artificial, relacionando-os com o desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI e o PASEO. • Criar ambientes pedagógicos inovadores que facilitem o desenvolvimento de competências essenciais, considerando o impacto significativo da IA na educação. • Modificar metodologias de trabalho dos docentes otimizando procedimentos, automatizando tarefas rotineiras e criação de novos recursos educativos para a sua pática letiva. • Enriquecer o conhecimento dos docentes sobre as várias ferramentas e tecnologias disponíveis no campo da IA e aprender a utilizá-las de forma integrada e contextualizada na sua prática pedagógica. • Modificar estratégias pedagógicas em resposta às mudanças introduzidas pela IA, preparando os alunos para novas realidades, bem como, para o impacto na sociedade atual e no seu futuro como cidadãos. • Incentivar a utilização de estratégias pedagógicas que aumentem o envolvimento dos alunos, incorporando a IA, visando mais e melhores aprendizagens significativas. • Construir de planos de ação com utilização da IA.

Conteúdos

Módulo 1: Apresentação (2 hora síncrona) • Apresentação do formador, formandos e da oficina de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma • Expectativas dos formandos na formação • Diagnóstico de conhecimentos e utilização de IA • Apresentação e funcionamento da plataforma de apoio à formação. Módulo 2: Introdução à Inteligência Artificial na Educação (4 horas síncronas) • História da IA na sociedade • Conceitos básicos de IA e possível aplicação na Educação • Exploração e discussão sobre as possibilidades, limitações e perigos da utilização da IA na Educação • Discussão e reflexão sobre as questões éticas relacionadas com o uso da IA, nomeadamente, ao nível da recolha e uso de dados dos alunos. Módulo 3: Aplicações práticas da IA da Educação (3 horas síncronas) • Exemplos nacionais e internacionais de utilização da IA na Educação • Exemplos de ferramentas e plataformas baseadas ou com integração de IA • Personalização do ensino com apoio de IA. Módulo 4: Plataformas e aplicações com IA para utilização na Educação (3 horas síncronas) • Exploração de plataformas e aplicações que permitam a integração da IA na Educação • Ferramentas e plataformas baseadas ou com integração de IA Módulo 5: A IA no apoio ao trabalho docente (1 horas síncrona + 4 horas assíncronas) • Exploração de ferramentas de IA que ajudam no trabalhado docente, nomeadamente, na planificação de aulas, criação de recursos, avaliação, entre outros. • Utilizar ferramentas de IA em tarefas de trabalho docente (criação de planos de aula, rúbricas, recursos, apresentações, atividades de avaliação, etc.) Módulo 6: A IA na sala de aula (1 hora síncrona + 4 horas assíncronas) • Exemplificação e exploração de ferramentas de IA que podem ser utilizadas em contexto letivo • Criação de recursos educativos com recurso a IA em pequeno grupo • Planificar, em pequeno grupo, uma aula em que será utilizada a IA em contexto letivo. Módulo 7: Impacto da IA na prática docente (1 hora síncrona) • Considerações sobre o apoio da IA no trabalho docente e sobre a sua utilização em sala de aula. Módulo 8: Apresentação de trabalhos e avaliação da ação (2 horas síncronas) • Apresentação dos trabalhos realizados pelos formandos • Avaliação da ação.

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjuguem as exposições com atividades de prática: 1. Apresentação e exploração das diversas temáticas constantes dos conteúdos; 2. Realização de exercícios práticos num ambiente colaborativo, de partilha e reflexão; 3. Trabalho colaborativo em pequeno no grupo para a construção recursos digitais integrando IA.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, no2 do art.o do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei no 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da ação); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação atividades práticas (50%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (25%)

Bibliografia

• Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf • Coelho, H. (1995). Inteligência Artificial em 25 lições, Fundação Calouste Gulbenkian • E. Costa e A. Simões (2004), Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA. • Michael R. Genesereth, Nils J. Nislsson. (1987), Logical Foundations of Artificial Intelligence. Morgan Kaufman Publishers (Capítulos 2, 3 e 4) • Miguel A. Cardona, Roberto J. Rodríguez, Kristina Ishmael, Artificial Intelligence and the Future of Teaching and Learning

Início: 06-01-2025
Fim: 31-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130398/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas de Ovar

INSCREVER-ME