Histórias que (TRANS)FORMAM turma 06.ACD.24/25

Apresentação

Numa sociedade cada vez mais diversa e complexa, torna-se particularmente interessante perceber até que ponto ouvir/ler histórias tem um impacto estruturante não só na literacia de leitura, mas também no desenvolvimento cognitivo e de competências socioemocionais nas crianças. Mais do que a quantidade, importa a qualidade dos livros e, sobretudo, a forma como a abordagem à história é feita. O uso da linguagem literária, o ritmo de leitura e a gestão das pausas, as expressões faciais e os tons de voz que se adota, bem como os movimentos corporais são fundamentais para que a criança se envolva e compreenda o que ouve. Quanto mais ricas forem a narrativa, a galeria de personagens e as ilustrações de um livro, maior será o potencial diálogo que se poderá estabelecer em seu torno. É a ligação que as crianças estabelecem com o(s) protagonista(s) da história que torna a leitura numa experiência emocional e afetiva com impacto e verdadeiramente [trans]formadora.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Incentivar e estimular o gosto pela leitura; • Desenvolver a competência comunicativa; • Desenvolver o espírito crítico; • Estimular a sensibilidade, a criatividade e a imaginação introduzindo a canção como meio motivacional; • Potenciar o desenvolvimento afetivo, cognitivo e socioemocional, através da narração de histórias.

Conteúdos

• Técnicas de modulação de voz /respiração / ritmo / improviso; • Expressão facial, postura corporal e presença no espaço; • Seleção das histórias.

Início: 23-11-2024
Fim: 23-11-2024
Acreditação: 06.ACD.24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Oficina das Artes - Murtosa