Histórias que (TRANS)FORMAM turma 06.ACD.24/25
Apresentação
Numa sociedade cada vez mais diversa e complexa, torna-se particularmente interessante perceber até que ponto ouvir/ler histórias tem um impacto estruturante não só na literacia de leitura, mas também no desenvolvimento cognitivo e de competências socioemocionais nas crianças. Mais do que a quantidade, importa a qualidade dos livros e, sobretudo, a forma como a abordagem à história é feita. O uso da linguagem literária, o ritmo de leitura e a gestão das pausas, as expressões faciais e os tons de voz que se adota, bem como os movimentos corporais são fundamentais para que a criança se envolva e compreenda o que ouve. Quanto mais ricas forem a narrativa, a galeria de personagens e as ilustrações de um livro, maior será o potencial diálogo que se poderá estabelecer em seu torno. É a ligação que as crianças estabelecem com o(s) protagonista(s) da história que torna a leitura numa experiência emocional e afetiva com impacto e verdadeiramente [trans]formadora.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Incentivar e estimular o gosto pela leitura; • Desenvolver a competência comunicativa; • Desenvolver o espírito crítico; • Estimular a sensibilidade, a criatividade e a imaginação introduzindo a canção como meio motivacional; • Potenciar o desenvolvimento afetivo, cognitivo e socioemocional, através da narração de histórias.
Conteúdos
• Técnicas de modulação de voz /respiração / ritmo / improviso; • Expressão facial, postura corporal e presença no espaço; • Seleção das histórias.