
III Encontro da CPCJ de Estarreja - ESCOLA, Porque (NÃO) TE QUERO! turma 05.ACD.24/25 T1
Apresentação
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja, perante o elevado número anual de situações sinalizadas, ligadas ao absentismo/abandono escolar, e ao constatar que em grande parte dos processos que acompanha as crianças e os jovens apresentam forte desmotivação/desinteresse face à escola, que, na sua perspetiva, merece ser melhor entendido, propôs-se organizar o seu III Encontro em torno destas questões, subordinado ao tema “Escola, porque te (não) quero!”. Pretende-se que este encontro de várias personalidades, ligadas tanto ao contexto escolar como, pela sua atividade profissional, a outros contextos relacionados com as crianças, aos jovens e à escola, seja um momento de partilha de diferentes perspetivas sobre esta problemática, permita uma reflexão conjunta acerca do que está ou poderá estar a contribuir para este cada vez maior e preocupante afastamento das crianças/jovens da escola e do que se poderá e já está a ser feito para inverter essa tendência. A expectativa é a de poder contribuir para a reflexão e discussão sobre as causas deste problema e formas de promoção de novas e diferentes condições que motivem e proporcionem um ambiente propício/cativante à educação e ao desenvolvimento integral das nossas crianças e jovens no seu contexto escolar.
Destinatários
Técnicos das CPCJ, educadores de infância, professores, pessoal auxiliar, psicólogos, educadores sociais, técnicos da ação social
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Técnicos das CPCJ, educadores de infância, professores, pessoal auxiliar, psicólogos, educadores sociais, técnicos da ação social. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Conhecer dados da investigação, na área da educação e da psicologia, relacionados com a motivação, o envolvimento e a participação dos alunos na sua aprendizagem/formação. • Refletir sobre o papel preventivo dos diferentes agentes educativos, da família e da sociedade na orientação e proteção das crianças e jovens relativamente ao absentismo e abandono escolar e na promoção do seu direito à educação. • Conhecer projetos educativos e boas práticas implementados. • Discutir formas de atuação para a prevenção do absentismo e abandono escolar. • Partilhar, entre os intervenientes e participantes no Encontro, conhecimentos, metodologias de atuação, possíveis recursos e experiências vivenciadas na sua área de ação, relativamente à problemática do absentismo e abandono escolar.
Conteúdos
1“Os Desafios da Escola Contemporânea” 1.1“Tecnologia na sala de aula: ferramenta ou distração?” 1.2 “Metodologias ativas de aprendizagem: práticas promotoras da participação dos alunos” 1.3“Avaliação: repensando os modelos tradicionais de avaliação do aluno” 2“A motivação das crianças e jovens face à Escola” 2.1“Fatores motivacionais nas crianças e jovens: uma análise psicológica” 2.2“Estratégias para promover a motivação e combater p absentismo/abandono escolar: Papel dos Pais” 2.3“Estratégias para promover a motivação e combater p absentismo/abandono escolar: Papel da Escola” 3"Projetos/Modelos de Boas Práticas 3.1 " Programa Escolas Ubuntu | Programa de capacitação destinado a jovens entre os 8 e os 18 anos" 3.2"Núcleo de Apoio à Inclusão Digital (NAID) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE, IPP) | Centro de Recursos especializado em tecnologias de apoio, sustentado numa metodologia Project-Based Learning – PBL, para pessoas com necessidades especiais" 3.3"Escola da Ponte | Escola promotora de práticas educativas alternativas ao modelo tradicional (a confirmar)"
Formador
Carina Maria Conceição Terra
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |