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Comunidade de Prática de Professores do 1o Ciclo – Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática) turma 09.O.24/25- T1

Apresentação

Na busca do desenvolvimento de novas competências, e na preparação de indivíduos adaptados a uma sociedade em mudança, a Escola do presente deverá formar indivíduos qualificados em diversas áreas nomeadamente ao nível das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática numa abordagem cada vez mais holística e de articulação curricular. Para tal, é necessário ter professores competentes e proficientes para que, de forma intencional e pedagogicamente adequada, consigam integrar a abordagem STEM, contemplando, ainda, a sua articulação com outras áreas, no que se designa por STEAM (Quigley et al., 2017; Yakman, 2012). Segundo os mesmos autores, o que distingue as duas abordagens é a inclusão intencional das artes na abordagem STEAM. Esta metodologia visa incentivar os alunos a participarem numa aprendizagem mais dinâmica e livre, permitindo trabalhar diferentes conteúdos, de diferentes áreas, simultaneamente, possibilitando que os mesmos adquiram novos conceitos de forma autónoma, construtiva e reflexiva, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais, como comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico. De acordo com Daugherty et al. (2014) esta abordagem integradora deve iniciar-se nos primeiros anos de escolaridade, o que vai ao encontro da articulação preconizada para o 1.o ciclo do ensino básico em Portugal.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

● Dar continuidade à comunidade de prática de professores do 1o ciclo, de escolas do espectro de ação dos três CCTIC e 3 Centros de Formação, com diferentes experiências e com foco nas questões da integração curricular das Tecnologias Digitais; ● Planear, desenvolver e avaliar recursos e ferramentas digitais que integrem estratégias pedagógicas inovadoras, o pensamento computacional e a robótica; ● Planear, implementar e avaliar atividades/projetos interdisciplinares nas áreas STEAM, que promovam o envolvimento, o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas do mundo real; ● Refletir sobre as potencialidades das tecnologias emergentes nas aprendizagens do 1o ciclo e implementação em contexto; ● Partilhar e discutir criticamente a implementação de atividades e/ou projetos desenvolvidos em sala de aula; ● Divulgar o trabalho realizado; ● Partilhar reflexões e trabalhos realizados em Encontros de Professores; ● Alargar a comunidade a outros professores.

Conteúdos

1.o Módulo – Comunidades de prática (2 horas): ● Apresentação da Oficina de Formação; ● Apresentação dos membros da comunidade e partilha de experiências profissionais e reflexões sobre utilização das Tecnologias Digitais (DT), em contexto de sala de aula; ● Reflexão em torno do conceito de Comunidades de Prática e organização da mesma (o que se pretende, como poderá funcionar, objetivos a curto e longo prazo). 2.o Módulo – Gestão flexível do currículo e Interdisciplinaridade (4 horas): ● Abordagem aos conceitos de gestão flexível do currículo e interdisciplinaridade; ● Apresentação de projetos baseados nos conceitos apresentados; ● Planeamento de unidades didáticas e construção de recursos para o 1.o ciclo, de acordo com a reflexão realizada sobre a autonomia, flexibilidade curricular e interdisciplinaridade, onde as TD assumam um papel relevante como área de integração curricular transversal; ● Implementação das atividades criadas; ● Reflexão sobre a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado) e reformulação dos planos e dos materiais criados; ● Partilha de projetos comuns realizados nas várias turmas atribuídas aos professores pertencentes à comunidade de prática. 3.o Módulo – Abordagem STEAM (8 horas): ● Abordagem ao conceito de STEAM; ● Apresentação de projetos baseados no conceito apresentado; ● Planeamento de unidades didáticas e construção de recursos para o 1.o ciclo, de acordo com a reflexão realizada sobre a abordagem STEAM, onde as TD assumam um papel relevante como área de integração curricular transversal; ● Implementação das atividades criadas; ● Reflexão sobre a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado) e reformulação dos planos e dos materiais criados; ● Partilha de projetos comuns realizados nas várias turmas atribuídas aos professores pertencentes à comunidade de prática. 4.o Módulo – Recursos Educativos Digitais (8 horas) ● Abordagem ao conceito de Recursos Educativos Digitais (RED e REDA); ● Apresentação de repositórios e plataformas existentes baseados no conceito de STEAM; ● Seleção, avaliação e organização de recursos educativos digitais para atividades de desenvolvimento curricular; ● Elaboração de unidades didáticas e recursos para o 1.o ciclo, de acordo com a reflexão realizada sobre os RED, onde as TD assumam um papel relevante como área de integração curricular transversal; ● Implementação das atividades criadas; ● Reflexão sobre a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado) e reformulação dos planos e dos materiais criados; ● Partilha de projetos comuns realizados nas várias turmas atribuídas aos professores pertencentes à comunidade de prática. 5.o Módulo – Avaliação (3 horas): ● Espaço de balanço e reflexão

Metodologias

Presencial: Uma vez que a comunidade de prática de professores do 1.o ciclo é composta por docentes da área de influência do CCTIC-ESE/IPS, CCTIC/UA e CCTIC - ESE/IPV, afastados muitos quilómetros entre si, a oficina de formação terá de funcionar em regime de b-learning. As sessões terão uma periodicidade mensal e serão orientadas para: 1. debate e reflexão em torno de documentos oficiais (PASEO, Aprendizagens Essenciais, DL 55/2018) e textos académicos; 2. trabalho prático a partir das experiências de todos os formandos tendo em vista o planeamento e a construção de diferentes recursos para o 1.o ciclo, onde as diferentes temáticas abordadas terão um papel central. Todas as sessões serão apoiadas por um espaço online de apoio à formação, nomeadamente com recurso à plataforma Moodle. Trabalho autónomo: 1. Aprofundamento dos conteúdos da formação. 2. Produção de materiais e recursos didáticos (trabalho de grupo). 3. Intervenção pedagógica. 4. Reflexão individual sobre a intervenção pedagógica realizada.

Avaliação

Critérios de avaliação baseados no desempenho dos formandos nas sessões presenciais e no trabalho autónomo, a saber: •Participação nas sessões presenciais (participação regular, pertinente e construtiva em todas as tarefas, revelando empenho no processo formativo e na integração no grupo/turma). •Trabalho realizado (reflexibilidade, rigor, adequação, coerência e reflexão crítica e pertinente). •Reflexão crítica individual sobre o modo como a oficina pode contribuir para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor formando. Aprovação: Número mínimo de horas presenciais previstas na legislação em vigor (correspondente a 2/3 das presenças). Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.

Bibliografia

Daugherty, M. K., Carter, V. and Swagerty, L. (2014). Elementary STEM education: The future for technology and engineering education? The Journal of STEM Teacher Education, vol. 49, n. 1, pp. 45– 56. Dejarnette, N. K. (2012). America’s children: Providing early exposure to STEM (science, technology, engineering, and math) initiatives. Education, vol. 133, n. 1, pp. 77–84. Loureiro, A., Vaz, C., Rodrigues, M.R., Antunes, P., & Loureiro, M. J. (2009). Factores Críticos de Sucesso em Comunidades de prática de Professores Online. In P. Dias & A. Osório (Eds.), Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009 (pp. 1069-1084). Miranda-Pinto, M., Osório, A.J. (2009). Liderança em Comunidades de Prática Online – Estratégias e Dinâmicas na @rcaComum. Revista ANALES da Universidad Metropolitana de Caracas, 2009. Vol. 9, No 1, (pp. 47-65). http://ares.unimet.edu.ve/academic/revista/anales9.1/documentos/pag-47.pdf. Quigley, C. F., Herro, D. and Jamil, F. M. (2017). Developing a conceptual model of STEAM teaching practices. School Science and Mathematics, vol. 117, n. 1–2, pp. 1–12. https://doi.org/10.1111/ssm.12201

Formador

Elvira Manuela Pinto Sá

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 05-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
3 26-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
4 08-02-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
5 08-02-2025 (Sábado) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial
6 18-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
7 25-03-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
8 10-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
9 10-05-2025 (Sábado) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial
10 03-06-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
Início: 08-10-2024
Fim: 02-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130388/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: None