341

Danças Sociais: Merengue, Rumba Quadrada, Cha Cha Cha e Valsa turma 08.C.24/25 - T1

Apresentação

No âmbito da disciplina de Educação Física, o ensino/aprendizagem dos conteúdos programáticos das atividades rítmicas expressivas englobam, entre outras, as danças sociais. Sendo que a linguagem técnica utilizada na abordagem destas danças nem sempre é dominada pelos professores de Educação Física, quer pela complexidade que apresenta quer porque exige ao professor uma constante necessidade de atualização, procura-se então, através desta ação, uma simplificação e atualização de técnicas que suportem o desenvolvimento das danças em sala de aula, de forma criativa, apelativa e segura.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

• Identificar as formas musicais, noções e terminologias básicas específicas dos diferentes tipos de dança; • Dominar as posições, direções e voltas básicas; • Dominar os alinhamentos espaciais básicos; • Dominar o reportório motor específico das danças desenvolvidas, assim como as progressões; • Realizar, individualmente, aos pares e em roda, os encadeamentos coreográficos desenvolvidos, de acordo com a forma musical e ritmo de cada dança com alinhamento corporal, coordenação e fluidez de movimentos.

Conteúdos

• Danças Sociais a trabalhar: Merengue, Rumba Quadrada, Cha Cha Cha e Valsa; • Enquadramento geral, caracterização, terminologia e noções básicas específicas dos diferentes tipos de dança; • Apresentação de princípios éticos relacionados com o respeito e o compromisso pessoal pelos outros; • Apropriação de habilidades técnicas específicas nos diferentes tipos de dança: - ao nível da dimensão corpo: as posturas, o alinhamento corporal, a dissociação entre o movimento dos membros superiores e inferiores, as ações com diferenciação segmentar e as transferências de peso; - ao nível da dimensão espaço: as direções básicas, as posições básicas e pegas, a dissociação das ações próprias com as do par, a condução do par, pontos referenciais e alinhamentos básicos (espaço próprio e espaço partilhável) - ao nível da dimensão ritmo: a distinção entre compassos binários, ternários e quaternários, a contagem e marcação dos tempos do compasso com identificação do 1o tempo do compasso.

Metodologias

Estão previstas vinte e cinco horas práticas, sendo que durante as horas de prática serão abordados alguns conteúdos teóricos.

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. • Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação: • Empenho e participação nas sessões – 70% • Realização de uma sequência coreográfica com os passos desenvolvidos tendo por base uma das danças apreendidas – 30% NOTA: CASO SEJA OBRIGATÓRIO A APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO ESCRITO, OS CRITERIOS SERÃO OS SEGUINTES: empenho - 70%, realização de uma sequência coreográfica - 20%, e relatório escrito - 10%.

Bibliografia

Jacinto, J., Carvalho, L., Comédias, J., Mira, J. - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 10.o, 11.o e 12.o Anos, Formação Geral, Cursos Científico-Humanísticos. Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário, 2021. Valente-dos-Santos, J., Faria, J., Pinho, R. - Fair Play, Educação Física 10o, 11o e 12o anos. Texto Editores, Lda, 2013.

Observações

Sócios da APEF (com quotas regularizadas – 27€ Professores do CFIEMO - 40€ Outros participantes: 80 € Pagamento por transferência bancária para o NIB PT50 0035 0123 0006 7384 2309 0 Envio do comprovativo da transferência, para o email apefaveiro@gmail.com Data limite de inscrição: 27 de outubro. Inscrições válidas após pagamento.

Formador

Ana Isabel Gomes Faria da Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 08-11-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
3 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 15-11-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 18-11-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
6 22-11-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
7 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
8 29-11-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
9 02-12-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
10 06-12-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
Início: 04-11-2024
Fim: 06-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-130035/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Estarreja - Sala Contígua ao Ginásio