Diário de Escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca turma 04.C.FSE.3.1
Apresentação
A rede de Bibliotecas Escolares (RBE) define, no seu Quadro Estratégico 2021-2027, linhas de ação para que as escolas, contando com o papel ativo das bibliotecas escolares, alinhem o seu trabalho de modo a desenvolver as competências preconizadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Faz parte destas linhas de ação zelar para que as bibliotecas desempenhem um papel relevante na ação pedagógica e dinamizem programas que contribuam para o desenvolvimento da competência leitora multimodal, numa relação intrínseca com a escrita e a comunicação. A ação Diário de escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca escolar, constitui-se como uma oportunidade formativa para que os docentes diversifiquem as suas competências e práticas pedagógicas e incluam o desenvolvimento da escrita, de forma natural, mas estratégica, nos planos de trabalho, em articulação com os professores bibliotecários e outros pares.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
a) Fomentar a implementação regular de atividades de escrita em diferentes áreas disciplinares e transversais do ensino básico e secundário, em articulação com a biblioteca escolar. b) Explorar a abordagem da escrita como um processo, constituído por etapas essenciais: planificação, textualização, revisão, edição e publicação. c) Estimular a promoção de estratégias facilitadoras do desenvolvimento de competências de escrita multimodal, favorecendo as práticas de autorregulação. d) Conceber recursos educativos, em diferentes formatos, a integrar em contextos de aprendizagem que incluam atividades de produção escrita. e) Planificar um projeto de "Diário de Escritas" que contemple as quatro etapas: Eu, Aprendiz; Eu, escritor; Eu, revisor; Eu,editor.
Conteúdos
1. Leitura e escrita: processos e motivação - 4 horas - presenciais .Motivar para a leitura e para a escrita - dinâmicas a partir da biblioteca, com e na biblioteca. . Práticas de promoção da fluência de leitura e da fluência de escrita a partir da biblioteca escolar. 2. Escrita: processo para promoção da aprendizagem transversal e interdisciplinar (valorização do escrever par aprender). - 2 horas assíncronas 3. Escrita: processo complexo e faseado. - 3 horas assíncronas . Valorização da planificação (o brainstorming, o conhecimento prévio, a tomada de notas, a hierarquização de informação, o mapa mental...); da textualização (expansão de frase, e de texto, substituição de vocabulário, géneros textuais); e revisão ( leitura avaliativa com checklist, rubrica de produção textual genérica, reescrita e feedback metalinguístico e motivacional...). . A autorregulação da escrita (foco em práticas de escrita promotoras de autoestima e de fluência de escrita). 4. Planificação de um projeto de Diário de Escritas: um processo integrado de leitura e escrita, organizado em 4 etapas - 12 horas . I. Eu, aprendiz - seleção da tipologia de textos a trabalhar, tendo em conta as disciplinas/ áreas curriculares envolvidas; planificação de sessões na biblioteca. - 3 horas presenciais . II. Eu, escritor - planificação do momento de produção escrita, em contexto letivo, da(s) disciplina(s)/ área(s) curricular(es) envolvida(s) - 3 horas assíncronas . III. Eu, revisor - preparação do momento de revisão e aperfeiçoamento dos textos criados. - 3 horas assíncronas . IV. Eu, editor - preparação do momento de divulgação e partilha dos textos criados, em formato impresso ou digital - 3 horas assíncronas 5. Avaliação - Apresentação e discussão dos projetos criados. - 4 horas presenciais
Metodologias
O curso funcionará em regime b-learning, com duração total de 25 horas: 11 horas presenciais , 14 horas em linha, assíncronas. As sessões terão um carácter teórico-prático, sendo disponibilizadas documentação e bibliografia específicas que orientarão cada uma das sessões. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e de grupo, privilegiando-se propostas integradoras de carácter prático, com a preocupação da ligação com os contextos do agrupamento e as vivências profissionais dos formandos. Proporcionar-se-ão momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, presencialmente e através de fóruns online. Cada formando/ grupo de formandos elaborará recursos que integrarão um projeto de escrita, a implementa na sua escola sob coordenação da biblioteca escolar. Os formadores terão um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e orientando os formandos no tratamento das questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento dos formandos, esclarecimento de dúvidas e apoio no cumprimento das tarefas far-se-á através de chat, videoconferência e/ou correio eletrónico.
Avaliação
- Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões presenciais e em linha. - Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente e em grupo. - Relatórios críticos individuais dos formandos. - A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores e pelos critérios definidos pela DGE.
Bibliografia
Barbeiro, L. (2022). Os processos na atividade de escrita: estudo com base na escrita colaborativa. Acta Scientiarum. Language and Culture, 44(1), e57804. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v44i1.557804. Camacho, A., Alves, R. A., De Smedt, F., Van Keer, H., & Boscolo, P. (2021). Relations among motivation; behavior, and performance in writing: A multiple-group structural equation modeling study. British Journal of Educational Psychology, 91(4), 1456-1480. https://doi.org/10.1111/bjep. 12430. Ministério da Educação. (2017). Aprendizagens Essenciais. http://dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0. Rede de Bibliotecas Escolares. (2021). Diário de escritas com a biblioteca. https://www.rbe.mec.pt/np4/DiarioEscritas.html. Terada, Y. (2021). Why Students Should Write in All Subjects. https://www.edutopia.org/article/why-students-should-write-all-subjects.
Observações
Critérios de Seleção: 1.º Pertencer aos seguintes Agrupamentos: AE Ovar; AE Ovar Sul; AE Esmoriz-Ovar Norte; AE Estarreja; AE Murtosa ;AE Pardilhó. 2.º Ordem de Inscrição. NOTA: As datas de início e fim são meramente indicativas. A disponibilização de calendário será feito em breve. Sessões: 11H Presenciais; 14H Online Assíncrona.
Formador
Isabel Feliz Andrade Nina
José António Videira Saro