Ilustração e Escrita Criativa - Práticas Inclusivas Potenciadas por Ferramentas Digitais turma 05.O.FSE.5.1
Apresentação
A escola deve garantir o sucesso na aprendizagem da escrita a todos os alunos. Ao longo das últimas décadas tem sido objeto da investigação em didática da língua a conceção, a experimentação e a avaliação de dispositivos para o ensino da escrita, nomeadamente da produção textual. A ilustração assume um importante papel na aprendizagem infanto-juvenil, sendo o príncipio ou o fim de um processo de reflexão e de escrita criativa. Enquanto iniciativa de formação, através da investigação visual e da experimentação, os docentes devem desenvolver conhecimentos que podem aplicar em sala de aula, de forma criativa, motivadora e facilitadora das aprendizagens dos alunos potenciando, deste modo, a participação e a construção de um conhecimento dotado de significado. Enquanto área artística, a escrita criativa e a ilustração apresentam características diversificadas, quer no conteúdo/ mensagem, quer nas técnicas utilizadas, oferecendo aos participantes a exploração de técnicas artísticas experimentais para a produção de ilustrações de textos e histórias.
Destinatários
Docentes do grupo 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo 110 e 910.
Objetivos
• Apresentar a ilustração como elemento potenciador da compreensão e da produção textual; • Construir conhecimentos científicos e didáticos no âmbito da produção textual; • Conceber materiais didáticos ajustados às técnicas utilizadas na ilustração, nomeadamente através do uso de ferramentas digitais; • Explorar várias técnicas de expressão plástica; • Aplicar e avaliar a adequação dos materiais didáticos concebidos.
Conteúdos
- Estrutura narrativa (elementos prototípicos); Situação inicial; Construção das personagens; Definição das peripécias; Espaços das ações; Desenlace; Histórias ocultas. - Expressão plástica bidimensional e tridimensional; Ilustração (conceitos, tipos de ilustração e referências visuais); Materiais e técnicas de ilustração; Recurso a ferramentas digitais. - Adequação do grau de complexidade dos textos e ilustrações trabalhados ao nível de ensino. - Articulação curricular.
Metodologias
Presencial Antes do inicio da ação de formação, as formadoras criarão um dossiê temático, com documentação científica diversa e atualizada, relativa aos conteúdos e assuntos da ação. Esta documentação servirá como ponto de partida para a reflexão em cada sessão de formação. As formadoras iniciarão as primeiras sessões com uma abordagem teórica relativa aos conteúdos da ação. Seguindo uma metodologia projetual e após definidos os temas a tratar, de acordo com os conteúdos da ação e a documentação apresentada, os formandos, em pequeno grupo de trabalho e individualmente, irão desenvolver estudos e trabalhos de modo a promoverem a análise documental, a discussão e a reflexão conjunta, tendo como referência a articulação entre as duas áreas (escrita e ilustração) e o nível de complexidade. Será feita a apresentação dos trabalhos realizados pelos docentes (e alunos) após a sua concretização em sala de aula. Será promovida a partilha, a discussão e a reflexão conjunta sobre os mesmos, tendo em conta os diferentes temas abordados e a sua implementação. Trabalho Autónomo Preparação de materiais que envolve o estudo e adequação das técnicas de ilustração abordadas na formação. Organização e planificação das tarefas a realizar. Composição, com os alunos, de uma história ilustrada, através da aplicação de técnicas trabalhadas nas sessões presenciais. Produção de um e-book com a história e as ilustrações. Reflexão sobre a qualidade do trabalho pedagógico realizado. Aferição dos resultados, dos materiais e dos recursos utilizados.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação (30%); - Trabalho escrito individual (70%).
Bibliografia
Barthes, R. (1973). Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes. Calado, I. (1994). A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora. Cassany, D. (1999). Construir la escritura. Barcelona: Paidós Ibérica Male, A. (2007) Ilustration. A Theoretical & Contextual Perspective. London: AVA Publishing Adam, J. M. (2001). Les textes: types et prototypes: récit, description, argumentation, explication et dialogue, argumentation, explication et dialogue. Paris
Observações
Critérios de Seleção: 1.º Pertencer aos seguintes Agrupamentos: AE Ovar; AE Ovar Sul; AE Esmoriz-Ovar Norte; AE Estarreja; AE Murtosa ;AE Pardilhó. 2.º Ordem de Inscrição. NOTA: As datas de início e fim são meramente indicativas. A disponibilização de calendário será feito em breve.
Formador
Maria Manuel de Oliveira Santos