10.º FESTIVAL LITERÁRIO DE OVAR: escrita como motivação à leitura turma 01.C.24/25
Apresentação
A essência do Festival Literário de Ovar é a valorização da escrita e da leitura. Esta iniciativa do Município de Ovar, concretizada desde 2015, procura aproximar os interessados, nomeadamente estimulando a participação e formação dos docentes através do contacto com os autores (escritores e ilustradores), mediadores de leitura e interessados pelas letras. Acredita-se que a melhoria do conhecimento literário apresenta grandes vantagens pedagógicas e formativas na aprendizagem e formação de cidadãos ativos e críticos. A realização de debates, a partilha e apresentação de obras literárias e toda a componente formativa, concretizada em oficinas, apresentação de livros e tertúlias, constituem um reforço de articulação com a missão das bibliotecas, nomeadamente as escolares e municipais, no estímulo aos valores da da arte e das letras.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Estimular o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes, aprofundando o conhecimento de textos literários e das formas de os promover na prática letiva e na biblioteca escolar. Promover atividades criativas, centradas na palavra escrita e na criatividade ilustrada. Estimular a arte de contar pelo jogo poético e pela teia narrativa. Procurar nos textos e nas ilustrações o tempo, o lugar do livro, a valência da leitura no processo educativo ao longo da vida. Refletir sobre a escrita de textos científicos. Promover uma reflexão sobre o papel da edição e os desafios no tempo atual.
Conteúdos
A formação englobará sessões teóricas/práticas e sessões em grupos de temática especializada, com a presença de especialistas convidados, de acordo com a seguinte temáticas: . a escrita criativa; . a escrita e a oralidade na biblioteca escolar; . a escrita de textos científicos; . o jogo poético e a teia narrativa; . o papel da edição.
Metodologias
Esta ação de formação será organizada em tertúlias, conferências e oficinas com duração de 15 horas presenciais e decorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro. Serão organizados momentos e espaços de partilha de experiências e trabalho produzido na lógica do trabalho colaborativo. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, com a preocupação da ligação aos contextos escolares e às vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que potenciem a melhoria das práticas. Nas sessões plenárias, a metodologia será a exposição, com auxílio de equipamento multimédia e/ou outro, promovendo sempre espaços de participação dos formandos. Numa lógica de partilha de conhecimentos e experiências, esta ação pretende estimular à reflexão sobre as dinâmicas de escrita, os desafios da edição e as representações da natureza humana, como o medo, na criatividade.
Avaliação
Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação. • Participação, discussão e reflexão nas sessões presenciais das propostas de trabalho. • Produção e apreciação de trabalho individual temático [esta reflexão deverá incidir quer sobre as sessões plenárias, analisadas de uma forma global, quer sobre os oficinas em que participou].
Modelo
Acreditação final na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente.
Bibliografia
BETHENCOURT, F. (2023). Direitos Humanos. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Portugal. XXI Governo Constitucional. (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. http://dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf RAMAL, A. C. (1998). “Linguagem oral: usos e formas” acedido no endereço da Internet: http://www.idprojectoseducacionais.com.br/artigos/linguagem%20oral_usos_e_formas.pdf , em 3 de Maio de 2024. SÁ, C. M.; LUNA, E.(2016) Transversalidade V: desenvolvimento da oralidade. Aveiro: Universidade de Aveiro. SÁ, Eduardo, (2003). A Vida não se Aprende nos Livros. Oficina do Livro.
Observações
Fundamentação da adequação dos formadores propostos: O formador proposto é responsável pela Coordenação da Rede de Bibliotecas Escolares dos Concelho de Ovar e Murtosa, nas áreas de influência deste CFAE. É responsável, desde 2015, pelo desenvolvimento de propostas formativas no âmbito do trabalho desenvolvido em rede pelas Bibliotecas Escolares, como é o caso deste Festival Literário, promovido pelo Município de Ovar e que já conta com 9 edições anteriores.
Formador
José António Videira Saro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-09-2024 (Quinta-feira) | 10:00 - 12:45 | 2:45 | Presencial |
2 | 19-09-2024 (Quinta-feira) | 15:00 - 17:45 | 2:45 | Presencial |
3 | 20-09-2024 (Sexta-feira) | 10:00 - 12:45 | 2:45 | Presencial |
4 | 20-09-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 17:45 | 2:45 | Presencial |
5 | 21-09-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |