Oficina de Educação Positiva turma T1
Apresentação
A formação dos agentes educativos, nomeadamente do pessoal não docente é de extrema relevância e importância uma vez que o seu papel é essencial no desenvolvimento infantil em contexto escolar. Os assistentes operacionais contribuem para o bem-estar e funcionamento das escolas e têm uma intervenção de proximidade com a comunidade escolar, em particular as crianças e jovens, e são elementos-chave para a promoção e desenvolvimento de competências de resolução de conflitos e gestão emocional em contexto escolar, nomeadamente nos intervalos. Após a pandemia, regista-se um aumento significativo de dificuldades na gestão emocional e comportamental dos alunos em diferentes contextos dentro da escola assim como maior número de problemas de saúde mental entre os alunos, desta forma é urgente o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências necessárias no pessoal não docente, de forma a permitir a implementação de estratégias diferenciadas e inovadoras na comunicação e gestão dos alunos, com vista ao aprofundamento e atualização das práticas que visam o redobrar da atenção para as realidades escolares sempre em mudança. Pretende-se essencialmente que os assistentes técnicos/operacionais desenvolvam as suas competências profissionais na comunicação e relação com os alunos, acompanhando o desenvolvimento e necessidades dos mesmos.
Destinatários
Pessoal não docente
Objetivos
Promover a reflexão e conhecimento acerca da gestão emocional na infância e adolescência. Promover competências de regulação emocional e comportamental, no próprio e nos alunos. Desenvolver um estilo de comunicação e liderança assertivo na relação com a comunidade escolar. Promover o estabelecimento de regras e limites eficazes. Promover maior reflexão nas dinâmicas relacionais. Desenvolver competências de gestão de conflitos. Promover a literacia em Saúde Mental.
Conteúdos
1. Educação e Gestão Emocional 2. Comunicação e Liderança 3. Educação Positiva 4. Resolução de Conflitos 5. Literacia em Saúde Mental
Avaliação
Questionário
Bibliografia
Direção Geral da Educação & Direção Geral da Saúde. (2017). Referencial de Educação para a Saúde. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/referencial_educacao_saude_vf_junho2017.pdf Weare, K. (2015). What works in promoting social and emotional well-being and responding to mental health problems in schools? London: Partnership for Well-being and Mental Health in Schools. Webster-Stratton, C. (2017). Como promover as competências emocionais e sociais das crianças. Braga: Psiquilíbrios Edições
Formador
Filipa Palha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |