Bastidores de Gestão Emocional turma T1 23/24
Apresentação
A ação de formação surge no sentido de fortalecer as competências socioemocionais das educadoras de infância, aumentar a sua resiliência, promover o seu bem-estar e por consequência, impactar positivamente no desenvolvimento socioemocional das crianças. Além disso, pretende-se que a formação contribua para melhorar o ambiente escolar, tornando-o mais saudável e positivo.
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A capacitação em gestão emocional para educadoras visa alcançar diversos objetivos, como desenvolver a inteligência emocional das educadoras, promover o autoconhecimento, a autorregulação emocional, melhorar as competências de comunicação, aprimorar a empatia e as relações com as crianças e entre colegas. Pretende-se promover a consciência emocional das educadoras, permitindo uma abordagem mai sensível às necessidades emocionais das crianças.
Conteúdos
1. Inteligência emocional - autoconhecimento e desenvolvimento da autorregulação emocional 2. Competências socioemocionais - domínios do modelo CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning) 3. Empatia - estratégias para cultivar empatia nas relações interpessoais 4. Comunicação efetiva - escuta ativa e expressão assertiva de sentimentos e ideias 5. Resiliência - promoçao da resiliência pessoal e profissional 6. Atividades e estratégias de promoção de competências socioemocionais
Observações
Ação destinada a Docentes do Agrupamento de Escolas de Esmoriz-Ovar norte
Formador
Carla Adelina Amaral da Conceição
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 17:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 17:30 | 1:30 | Presencial |