321

Elogio da escrita como um inutensílio e Histórias endiabradas turma T1 19.23/24

Apresentação

Oficina 1: Elogio da escrita como um inutensílio (9h às 11h00) e Oficina 2: Histórias Endiabradas (11h00 às 13h00) - A importância da escrita, partindo da premissa que “a literatura – como o a filosofia e arte – não serve para nada, mas que sem ela o pensamento crítico não é possível”; - Valorização da escrita criativa como promotora do desenvolvimento do gosto e hábitos de escrita, por parte dos formandos. - Valorização do ato de contar histórias com recurso a artes expressivas e performativas - Promoção do ato de contar/ouvir histórias com o objetivo de desenvolver várias competências e habilidades nos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Oficina 1 • Repensar estratégias estimuladoras da criatividade e desbloqueio de emoções no processo de escrita; • Partir de ferramentas promotoras da escrita criativa para o desenvolvimento de habilidades de escrita no seu sentido mais amplo; • Contactar com novas experiências de promoção do gosto pela escrita e sua utilidade como forma de expressão. Oficina 2 • Contactar com novas experiências de promoção do gosto pela audição e conto de histórias; • Dinamizar atividades diversificadas a partir do ato de contar/ouvir histórias; • Criar ambientes que acolham as histórias e os ouvintes.

Conteúdos

Oficina 1 • Estratégias de escrita criativa; • Associação do ato de escrita à liberdade de expressão; • Desafios de escrita como metodologia útil a uma redação gradualmente mais fluente e competente. Oficina 2 • Estratégias motivadoras para contar histórias e captar a atenção/interesse do outro; • Dar vida às palavras através da voz e do corpo; • As histórias como forma de estimular criatividade e formas de expressão.

Bibliografia

Oficina 1 SANTOS, Margarida Fonseca (2019). Razões para escrever. Nósnalinha. Oficina 2 BUSATTO, C. (2011). Contar e Encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Editora Vozes.

Formador

Helena Sofia Morais Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-07-2024 (Sábado) 09:00 - 11:00 2:00 Presencial
2 06-07-2024 (Sábado) 11:00 - 13:00 2:00 Presencial
Início: 06-07-2024
Fim: 06-07-2024
Acreditação: ACD 19.23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Biblioteca Municipal de Ovar