320

Narrativa Visual: novos caminhos para a palavra turma T1 18.23/24

Apresentação

- A valorização da imagem, na atualidade, como forma de expressão e criatividade; - A importância de educar para um sentido estético apurado, atuando como catalisador do pensamento artístico e abstrato.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Despertar o interesse pelas histórias contadas a partir da imagem ou com base na imagem; • Estimular para o sentido estético da imagem e sua importância na motivação para a leitura e escrita; • Repensar estratégias para o desenvolvimento do pensamento artístico e abstrato.

Conteúdos

• Narrativa visual; • Sentido estético; • Pensamento artístico e abstrato.

Bibliografia

RAMOS, Ana Margarida (2023). Livro-objeto. Edições Humus.

Formador

Helena Sofia Morais Lopes

Início: 05-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: ACD 18.23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal de Ovar