Filosofia com cinema para crianças turma T1 17.23/24
Apresentação
- A importância de uma pedagogia criativa para estimular o desenvolvimento de cidadãos críticos e interventivos; - Repensar estratégias de intervenção que valorizem o sentido crítico e criativo dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Descobrir novas possibilidades de potenciar o sentido de reflexão nos alunos; • Delinear estratégias auxiliadores do passar do pensamento ao papel/ação; • Repensar atividades promotoras do desenvolvimento do sentido refletido e criativo.
Conteúdos
• Reflexões internas que despertem a criatividade; • Cinema associado aos conceitos que surgem das reflexões e chuva de ideias; • Sentido estético e criativo relacionado com o cinema/curtas-metragens.
Bibliografia
BÉDARD, Nicole (2000). Como interpretar os desenhos das crianças. Edições CETOP, Mem Martin. BRESSON, Robert (1975). Notas sobre o cinematógrafo. Porto: Porto Editora.
Formador
Helena Sofia Morais Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |