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Metodologias ativas e digitais de aprendizagem: contributos para a aquisição do Perfil dos Alunos turma T2_03.23/24

Apresentação

O atual enquadramento legal visa o desenvolvimento das áreas de competência do PASEO, o que requer um (re)pensar e (re)organizar do trabalho pedagógico-didático, desafiando os docentes a alterarem as suas práticas ao nível do planeamento, desenvolvimento e avaliação de tarefas de E-A com e para os alunos, colocando-os no centro da aprendizagem. As abordagens pedagógicas de aprendizagem ativa e colaborativa enquadram-se nas perspetivas de mudança do paradigma educacional onde o aluno participa de forma ativa e responsável no processo de ensino aprendizagem-avaliação. O professor assume o papel de facilitador e dinamizador das tarefas postas em ação, contrapondo com a perspetiva da ação educativa centralizada no professor. Esta oficina de formação resulta das necessidades de formação identificadas pelas escolas associadas e visa apoiar a implementação dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, ao pretender motivar e apoiar os professores na planificação, concretização e avaliação de atividades de aprendizagem ativas, capacitando-os para a utilização de ferramentas digitais que apoiem a sua concretização. As tecnologias digitais são percecionadas como um recurso facilitador da aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento de competências inscritas no PASEO. Por último, pretende-se promover a reflexão em torno das potencialidades e desafios pedagógicos das metodologias ativas no desenvolvimento de um quadro alargado de competências para questionar os saberes estabelecidos; pesquisar informação fidedigna, integrar conhecimentos emergentes; comunicar eficientemente; resolver problemas complexos; criar e inovar e trabalhar em equipa/cooperar em contextos educativos distintos.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial.

Objetivos

•Compreender, à luz do enquadramento legal, a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa; • Compreender os fundamentos e metodologias associadas à aprendizagem baseada em projetos; •Conhecer e explorar tecnologias e recursos digitais; • Promover a reflexão e a ação dos docentes em torno das áreas de competência do perfil dos alunos, das aprendizagens essenciais das áreas curriculares que lecionam e as das áreas com as quais se possam vir a relacionar, por via da conceção e concretização, no contexto de sala de aula, de uma atividade de aprendizagem ativa (disciplinar, multi e interdisciplinar), tendo em conta a diversidade dos alunos e seus contextos e dos recursos existentes, de modo a: - Proporcionar experiências de aprendizagem com recurso, nomeadamente, às pedagogias de projeto; - Promover iniciativas de aprendizagem cooperativa, orientadas para a integração e troca de saberes; - Desenvolver uma avaliação pedagógica diversificando métodos e instrumentos e envolvendo os alunos no processo de avaliação, numa lógica de autorregulação.

Conteúdos

• Enquadramento teórico e legal do Dec. Lei nº 55/2018: desafios e potencialidades a nível pedagógico e curricular; • Articulação entre as aprendizagens essenciais e o perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: o que requer? Como operacionalizar? •Desenvolvimento das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: o papel e ação das metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem; •Apropriação dos contributos e INPUT das tecnologias e recursos digitais na aprendizagem baseada em metodologias ativas; •Abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos (aprendizagem baseada na resolução de problemas, inquiry based-learning, trabalho de projeto, sala de aula invertida, aprendizagem por descoberta guiada e estudos de caso); •Implementação, em contexto educativo, de abordagens de aprendizagem ativa e colaborativa, entre alunos: desafios e potencialidades; •Métodos e técnicas de e para a avaliação de atividades de aprendizagem ativa no contexto do trabalho colaborativo e/ou interdisciplinar: o papel e importância do digital; •O papel e função dos alunos nos processos de avaliação pedagógica centrada em metodologias ativas e recursos digitais: que critérios? Que instrumentos? Planeamento, concretização e avaliação de atividades de aprendizagem ativa e colaborativa: perspetiva sistémica da aprendizagem.

Metodologias

Presencial: A formação assenta em sessões presenciais e não presenciais, interdependentes, de cariz teórico, prático e de debate plenário, nomeadamente as seguintes: - Apresentações teóricas e/ou de exemplos pelos formadores, acompanhadas de propostas de reflexão em grupos de trabalho; - Realização de trabalhos pelos formandos, individuais e de grupo, recorrendo a metodologias participativas, que potenciem a reflexão e a aprendizagem cooperativa, promovendo o isomorfismo de práticas; - Definição de estratégias de divulgação dos resultados. .Constituem-se grupos de trabalho afins às disciplinas e/ou aos ciclos educativos envolvidos, para aplicação dos conhecimentos adquiridos na parte teórica-prática, apresentação e discussão das atividades desenvolvidos, assim como partilha de experiências sobre as suas aplicações em contexto de sala de aula (componente laboratorial). Na primeira sessão será apresentada a organização da oficina de formação (objetivos, metodologia e avaliação dos formandos) e as duas últimas sessões serão dedicadas à apresentação e análise das atividade. Trabalho autónomo: Esta componente será desenvolvida em sala de aula ou noutros contextos educativos, onde os professores desenvolvem as suas funções e visa a criação de contextos de aprendizagem inovadores e desafiantes que favoreçam a realização de aprendizagens significativas e congruentes com os objetivos e exigências das disciplinas que os docentes lecionam e com as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar planificação e implementação de uma atividade pedagógica (incluindo a conceção de materiais pedagógicos e de instrumentos de avaliação) que operacionalize uma ou mais metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa, trabalhadas ao longo das sessões presenciais. As atividades realizadas em regime não presencial supõem supervisão por parte dos formadores, em formato a acordar com cada formando/ grupo de formandos.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação nas sessões; - Trabalho escrito individual - Planificação de atividades de aprendizagem ativa e colaborativa para desenvolver em sala de aula com os alunos; - Relatório crítico sobre a aplicação, em sala de aula, das atividades concebidas e implementadas.

Bibliografia

Conselho Nacional de Educação (2017). Alargamento da Escolaridade Obrigatória: Contextos e Desafios. Textos do Seminário realizado no CNE a 13 de abril de 2015. Disponível emhttp://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LIVRO_Alargamentodaescolaridadeobrigatoria.pdf Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto editora. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho – Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/AFC/dl_55_2018_afc.pdf Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf Martins, Guilherme d’Oliveira (coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação

Formador

Catarina de Ascensão Nascimento Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-03-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 11-04-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
3 18-04-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
4 02-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
5 09-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
6 16-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
7 23-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
8 06-06-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
9 20-06-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
10 27-06-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
Início: 21-03-2024
Fim: 27-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121776/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro