Ensinar a falar em público: desafios e oportunidades turma T01 08.23/24

Apresentação

O ensino-aprendizagem do domínio da oralidade está associado a uma ausência de tradição estruturada de ensino, a que se junta alguma falta de clareza relativamente aos conteúdos didáticos a abordar neste âmbito. Tendo em conta este contexto particular, a presente ação de formação pretende promover uma ação de reflexão o conceito de oralidade, alguns dos seus conteúdos ensináveis e sobre a didática da oralidade. Pretende-se também articular estes conceitos com um percurso de avaliação integrado, que promova um percurso de avaliação analítica.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Pretende-se que os formandos: • reflitam sobre o paradigma de abordagem da oralidade subjacente aos diferentes documentos legais; • contactem com os diferentes planos estruturantes da oralidade; • reflitam sobre processos de transposição didática em contexto de sala de aula; • analisem possibilidades de avaliação dos produtos orais em contexto de sala de aula.

Conteúdos

• Oralidade e documentos de referência curricular • Conceito de oralidade • Géneros ensináveis do oral • Contextos de ensino-aprendizagem do oral • Domínios do oral: paraverbal, não verbal e verbal o Características o Técnicas o Abordagem didática • Avaliação do oral

Bibliografia

Referências bibliográficas ADAM, Jean-Michel. Les textes: types et prototypes: récit, description, argumentation, explication et dialogue. 4. ed. Paris: Nathan, 2001. AMOR, Emília. Didática do português: fundamentos e metodologia. 6. ed., 4. tir. Lisboa: Texto, 2006. BRONCKART, Jean-Paul. Activité langagière, textes et discours: pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne, Paris: Delachaux et Niestlé, 1996. COLOGNESI, Stéphane; DOLZ, Joaquim. Faire construire des scénarios pour développer les capacités orales des élèves du primaire. In: DE PIETRO, Jean-François; FISHER, Carole; GAGNON, Roxane. L’oral aujourd’hui: perspectives didatiques. Namur: Presses Universitaires de Namur, 2017. p. 177-196. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Pour un enseignement de l’oral: initiation aux genres formels à l’école. 4e éd. Paris: Issy-les-Moulineaux, 2009. MARQUES, Carla. A argumentação oral formal em contexto escolar. 2010. Tese (Doutoramento em Língua Portuguesa: investigação e ensino) - Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, PT, 2010. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/18135?mode=full. MARQUES, Carla. Da literatura à oralidade: o gênero texto de opinião. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS - ENAPP, 12., 2017, Lisboa, PT. Atas [...]. Lisboa: Santillana e Plátano Editora, 2017. CD-ROM. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333263314_Da_literatura_a_oralidade_o_genero_texto_de_opiniao. MARQUES, Carla. Estratégias de apresentação de opinião em alunos de ensino básico e secundário: a abertura e a introdução. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, MG, v. 26, n. 1, p. 226-246, 2022b. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/37925. MARQUES, Carla. Expressão oral: entre a avaliação holística e a avaliação analítica. Palavras - Revista da Associação de Professores de Português, Lisboa, n. 58-59, p. 43 -53, 2022a. Disponível em: https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/Palavras/article/view/146. MARQUES, Carla. O texto oral de opinião: um ponto de situação. In: CAELS, Fausto; BARBEIRO, Luís; SANTOS, Joana. Discurso académico: uma área disciplinar em construção. Coimbra: CELGA-ILTEC; Leiria: Politécnico de Leiria, 2019. Disponível em: https://sites.ipleiria.pt/1enda2018/files/2020/01/Discurso-Acad%C3%A9mico_ENDA1.pdf. MARQUES, Carla; BARBEIRO, Célia. Reconto e relato: propostas de análise de narrativas orais em contexto escolar. In: SILVA, Paulo Nunes da; BARBEIRO, Luís Filipe; CAELS, Fausto; GOUVEIA, Carlos A. M.; SANTOS, Joana Vieira; MARQUES, Carla; BARBEIRO, Célia. Teorias discursivas em diálogo: perspetivas e análises. Coimbra: Grácio Editor, 2022. p. 97-129. Disponível em: https://sites.ipleiria.pt/pge/files/2022/12/Teorias-discursivas-em-dialogo_ebook-2.pdf.

Formador

Carla Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-01-2024 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 13-01-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 13-01-2024
Fim: 13-01-2024
Acreditação: ACD 08.23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Biblioteca Municipal de Estarreja