Ação de formação do Projeto Capacitar@Escola turma T1 - 06.23/24
Apresentação
Após a realização dos estudos constatou-se que a formação continuada de professores contribui para o processo de inclusão de crianças autistas no ensino regular, já que os docentes passam a compreender melhor como intermediar a socialização e a aprendizagem destas crianças. Com o aumento significativo de crianças/jovens diagnosticadas com esta perturbação verifica-se necessário dotar toda a comunidade educativa de estratégias de atuação para aumentar a inclusão e diminuir o mal-estar que estes jovens possam sentir.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Dotar todos os elementos da comunidade educativa de conhecimentos sobre o autismo e a neurodiversidade, sobre as principais características, necessidades e pontos fortes dos alunos com autismo, os aspetos a ter em consideração na inclusão destes alunos em sala de aula, e como tornar a escola mais acessível e inclusiva.
Conteúdos
Conteúdos da ação Módulo 1. Definição e Conceptualização do Espetro do Autismo Módulo 2. O aluno com Autismo Módulo 3. Escola + Família O Direito à Educação Escola Inclusiva A Equipa Multidisciplinar na Educação Inclusiva Recursos de Apoio na Escola A parceria entre a Família e a Escola – Diferentes papéis
Formador
Sandra Marina Farinha Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-11-2023 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-11-2023 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |