A indisciplina em meio escolar turma T5- 01.23/24

Apresentação

A escola e a educação de hoje têm um compromisso com a diversidade - diversidade de alunos, diversidade de personalidades e diversidade de práticas pedagógicas! Uma escola com este compromisso deve estimular a prática da cidadania, combater atitudes inflexíveis e conflituosas, visando eliminar todo e qualquer tipo de comportamento de indisciplina. Um ambiente escolar agradável reforça a confiança dos alunos no professor, aumentando o sentimento de interesse pela aula e a motivação de ambos para as atividades escolares (uma realidade tantas vezes ausente da sala de aula) e transforma a escola num espaço onde as relações interpessoais são fator relevante para ensinar e aprender com prazer. A indisciplina constitui um fator perturbador, quer da relação pedagógica, quer da relação entre os alunos e outros atores educativos, afetando negativamente a aprendizagem e os resultados escolares de muitos estudantes. A prevenção dos conflitos é, também, essencial para a escola assegurar o sucesso da sua missão social - preparar as novas gerações para o exercício de uma cidadania ativa. Com esta ação pretende-se debater, clarificar e aprofundar o conhecimento profissional docente, no contexto do AEE, sobre estratégias e medidas de prevenção e atuação face à problemática da indisciplina em meio escolar.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo e Secundário; Professores de Educação Especial.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

A prevenção e gestão de conflitos é, hoje, um dos grandes desafios que a escola coloca aos agentes educativos, nomeadamente aos professores. Neste contexto a ação visa contribuir para: . Promover a discussão sobre a indisciplina em meio escolar, partindo do Estatuto do Aluno e Ética Escolar e do RI do AEE; . Partilhar e discutir práticas de prevenção e gestão de conflitos; . Debater a importância de definir práticas de atuação conjunta ao nível da equipa pedagógica.

Conteúdos

1. Contextualização da temática, partindo da realidade do Agrupamento de Escolas de Estarreja. 2. Reflexão sobre os documentos estruturantes e orientadores da ação face à indisciplina em meio escolar (Estatuto do Aluno e Ética Escolar e Regulamento Interno do AEE). 3. Partilha e discussão de práticas implementadas no AEE. - Como atuar? - Da teoria à prática.

Formador

Dorinda Henriques Valente Rebelo

Teresa de Jesus da Silva Rodrigues Amaral

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-09-2023 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 07-09-2023
Fim: 07-09-2023
Acreditação: ACD 01.23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Estarreja