Comunidades de Prática no 1º Ciclo do Ensino Básico turma T1 23.24

Apresentação

Ao longo dos anos, têm existido várias iniciativas relacionados com o uso das TIC, em contexto educativo. Duas das mais recentes (iniciativa Magalhães e projeto Internet@EB1), permitiram, no primeiro caso, uma massificação dos computadores portáteis nas escolas do 1.o ciclo enquanto que, a segunda, se centrou, tanto na questão do equipamento, como na formação de professores. No entanto e apesar de todo este investimento, continuam a existir alguns constrangimentos ao nível da utilização das TIC: ● A ideia de que as tecnologias surgem para além do currículo e dificultam que este seja cumprido; ● A falta de experiência numa utilização pedagógica das TIC; ● A dificuldade em gerir a própria sala de aula, consequência também da falta de experiência na utilização das TIC com os alunos. Assim, este projeto e consequentemente, este círculo de estudos, surgem como forma de apoiar a utilização das TIC, em contexto de sala de aula, inserido numa comunidade de professores, interessados na experimentação das tecnologias, associadas a novas estratégias de trabalho com os alunos, na reflexão sobre os sucessos e insucessos que se podem ir conseguindo e numa transformação de uma metodologia centrada no professor para uma outra, de carácter construtivista, mais centrada no aluno.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo.

Objetivos

Com este Círculo de Estudo, pretendemos: ● Construir uma pequena comunidade de prática com professores do 1.o ciclo, com foco nas questões da integração curricular das TIC; ● Construir planos de aula e outros materiais para o 1.o ciclo, onde as TIC assumam o seu papel de área de integração curricular transversal; ● Partilhar pequenos projetos comuns; ● Discutir a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado); ● Criar canais de divulgação do trabalho realizado.

Conteúdos

1.o Módulo – Comunidades de prática (3 horas) ● Reflexão em torno do conceito de Comunidades de Prática. Análise e reflexão sobre a literatura. 2.o Módulo – Ponto de partida (2 horas) Ponto de partida: ● Organização da comunidade de prática e tomada de decisões relativamente ao trabalho a realizar. 3.o Módulo – Ensinar com tecnologias digitais (3 horas) ● Reflexão em torno de metodologias de ensino que usem tecnologias digitais e das condições necessárias para a sua implementação; ● Reflexão em torno dos fatores que podem dificultar ou promover o uso das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem de cada comunidade educativa. 4.o Módulo – Refletir e criar (12 horas) ● Construir planos de aula e outros materiais para o 1.o ciclo, onde as TIC assumam o seu papel de área de integração curricular transversal; ● Implementação das atividades criadas; ● Partilha de projetos comuns entre as várias turmas dos professores pertencentes à comunidade de prática; ● Reflexão sobre a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado) e reformulação dos planos e dos materiais criados. 5.o Módulo – Divulgar (5 horas) ● Criação dos canais, divulgação das reflexões realizadas e dos recursos produzidos, durante o círculo de estudos.

Metodologias

Presencial: - As sessões presenciais (periodicidade mensal) serão orientadas para o debate em torno de documentos e das experiências de todos os formandos, que possam ajudar à construção de diferentes recursos para o 1.o ciclo, onde as TIC assumam o seu papel de área de integração curricular transversal. Serão disponibilizados, num espaço online de apoio à formação, antes de cada sessão, documentos que deverão ser analisados, de modo a promover o debate entre todos os formandos. Trabalho Autónomo: - O principal resultado do trabalho autónomo será a aplicação dos recursos construídos e a elaboração de reflexões sobre a aplicação desses mesmos recursos, em contexto de sala de aula. Os formandos trabalharão individualmente ou em grupo (projetos comuns) e apresentarão, nas sessões presenciais, o trabalho realizado até ao momento. Mais do que o produto final, será fundamental que os formandos reflitam sobre a aplicação dos recursos em cada uma das suas turmas, de forma a validá-los, para que outros os possam utilizar.

Avaliação

Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor, através da escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua. A conclusão do círculo de estudos implica a obrigatoriedade da elaboração dos vários trabalhos propostos, quer relativamente ao trabalho presencial (online síncrono), assim como no que diz respeito ao trabalho autónomo e ainda da elaboração do relatório de reflexão crítica. Serão considerados na avaliação dos formandos a assiduidade/pontualidade, o trabalho presencial (participação e discussão de ideias,...), o trabalho autónomo (aplicação dos diferentes recursos, a investigação e reflexão realizadas,...) e o trabalho final (Reflexão crítica sobre a formação e os materiais produzidos,...).

Bibliografia

● Loureiro, A., Vaz, C., Rodrigues, M. R., Antunes, P., & Loureiro, M. J. (2009). Factores Críticos de Sucesso em Comunidades de prática de Professores Online. In P. Dias & A. Osório (Eds.), Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009 (pp. 1069-1084). ● Miranda-Pinto, M., Osório, A.J. (2009). Liderança em Comunidades de Prática Online – Estratégias e Dinâmicas na @rcaComum. Revista ANALES da Universidad Metropolitana de Caracas, 2009. Vol. 9, No 1, (pp. 47-65). http://ares.unimet.edu.ve/academic/revista/anales9.1/documentos/pag-47.pdf ● Rodrigues, M. R. (2013). Utilização didática das TIC numa sala de 1.o CEB: estudo de caso. Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro, Aveiro. ● Wenger, E. (1998). Communities of practice: learning, meaning, and identity. New York: Cambridge University Press.

Anexo(s)

Observações

Os formadores propostos serão uma mais-valia para o desenvolvimento deste Círculo de Estudos, quer pela sua vasta experiência enquanto formadores, quer pela sua experiência enquanto docentes. A professora Maria do Rosário Rodrigues é doutorada em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro e tem vindo, ao longo dos anos, a orientar vários trabalhos de mestrado na área da utilização educativa das tecnologias, para além de participar em diferentes projetos nacionais e internacionais. O professor Miguel Figueiredo é mestre em Comunicação Educacional Multimédia, coordenador do Projeto GEN10S, coordenador do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, responsável pelo Projeto EduScratch, no qual trabalha na formação de professores na área da utilização educativa do ambiente gráfico de programação Scratch. O professor João Torres é mestre em Educação, na especialidade de didática da Matemática. Tem vindo, ao longo dos anos, a trabalhar na utilização educativa de linguagens de programação e robótica e ainda na promoção da Literacia Digital. Atualmente, trabalha no Centro de Competência TIC da ESE/IPS, mas já desempenhou funções na Equipa Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção Geral de Educação (DGE). O professor João Grácio trabalha, atualmente, no Centro de Competência TIC da ESE/IPS. Tem vindo a desenvolver vários projetos, ao nível da utilização das TIC, em contexto educativo, no 1.o ciclo do ensino básico.

Formador

Catarina de Ascensão Nascimento Rodrigues

João Rafael Vieira dos Santos Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-10-2023 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 14-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
3 28-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 16-01-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
5 06-02-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 13-04-2024 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
7 13-04-2024 (Sábado) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial
8 23-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
9 14-05-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
10 28-05-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 24-10-2023
Fim: 28-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122103/23
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 38 h
Local: None