9º FESTIVAL LITERÁRIO DE OVAR: palavras desenhadas nas cores da poesia. turma T1 01.23/24
Apresentação
A matriz das jornadas de escrita e leitura, que enforma o “Festival Literário de Ovar”, levado a cabo desde 2015, por iniciativa do Município de Ovar, pretende estreitar laços com mediadores de leitura, escritores e ilustradores, docentes, potenciando as vantagens pedagógicas e formativas da literatura na aprendizagem e no estímulo aos valores da da arte e das letras. A utopia da ficção no universo mágico dos livros e das suas potencialidade na formação pessoal e educativa, enquanto elementos decisivos para uma cidadania artística, no contexto dos novos discursos, das novas tecnologias e da permanente maleabilidade das palavras. As bibliotecas, nomeadamente as escolares e municipais, disponibilizam os registos de memórias e relação com o património local e à cultura popular associados a tantos escritores, que nos servirão de inspiração, como Manuel António Pina, Mário-Henrique Leiria, Natália Correia, Eugénio de Andrade, entre outros.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Estimular o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes, aprofundando o conhecimento dos contos e do ato de contar em articulação com a Biblioteca Escolar. 2. Promover atividades criativas, centradas na palavra escrita e ilustrada, no jogo de inventar textos poéticos e narrativos, na forma de contar, de ouvir e de ilustrar. 3. Procurar nos textos e nas ilustrações o tempo, o lugar do livro, a valência da leitura no processo educativo ao longo da vida. 4. Trabalhar a relação que se estabelece entre a aparente dicotomia: Ler a Pensar, Pensar a Ler. 5. Promover uma reflexão sobre o papel central do adulto, enquanto mediador entre a criança/jovem e os livros, trabalhando estratégias de animação de leitura numa dimensão contextualizada em textos e autores.
Conteúdos
A formação englobará sessões teóricas/práticas e sessões em grupos de temática especializada, com a presença de especialistas convidados, de acordo com a seguinte temáticas: . a oralidade na animação de leituras e lugares; . o conceito de livros perguntadores; . o papel da escola na promoção do livro, da leitura e da escrita; . o poder dos contos; . as valências da mediação leitora.
Metodologias
Esta ação de formação será organizada em tertúlias, conferências e oficinas com duração de 15 horas presenciais e decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro. Serão organizados momentos e espaços de partilha de experiências e trabalho produzido na lógica do trabalho colaborativo. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, com a preocupação da ligação aos contextos escolares e às vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que se traduzam em melhoria de práticas. Nas sessões plenárias, a metodologia será a exposição, com auxílio de equipamento multimédia e/ou outro, promovendo sempre espaços de participação dos formandos. Numa lógica de partilha de conhecimentos e experiências, esta ação pretende abrir diálogos sobre o Tempo e o Lugar do Livro e da leitura no processo de Educação para a Vida e ao Longo da Vida Os trabalhos a produzir pelos formandos terão como base os temas propostos no curso de formação com aplicabilidade em contexto.
Avaliação
Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Participação, discussão e reflexão nas sessões presenciais das propostas de trabalho. • Produção e apreciação de trabalho individual temático. [esta reflexão deverá incidir quer sobre as sessões plenárias, analisadas de uma forma global, quer sobre as oficinas em que participou]. Acreditação final na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
AZEVEDO, Fern. (Coord) (2007). Formar leitores: das teorias às práticas. Lidel Edições Técnicas, Lda. Lisboa CARLES, J. C. (2016). El método definitivo para tener hijos lectores: consejos y recetas milagrosas que garantizan el éxito escolar. [Em linha] Barcelona, Fundación Bancaria “La Caixa” y la Fundación Jaume Bofill, 2017. Retirado de: http://www.fbofill.cat/sites/default/files/El_metodo_definitivo_ES_190117.pdf MACHADO, A.Maria(2002).Lectura, escuela y creación literária. Col. la Sombra de la Palavra. Anaya. Espanha MACHADO, A.Maria(2002). Lectura, escuela y creación literária. Col. la Sombra de la Palavra. Anaya. Espanha YUNES, Eliana, C.Coralina , Leitura in Ver.nº16 (2019): Edição Especial: C.Coralina e Leodegária de Jesus: 130 anos de nascimento YUBERO, S. & Sánchez-Garcia, S. (coord.) (2015). Las bibliotecas en la formación del hábito lector. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha
Anexo(s)
Observações
Auditório da Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro (14/09) Escola Secundária Júlio Dinis (15/09) Parque do Buçaquinho (16/09)
Formador
José António Videira Saro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-09-2023 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-09-2023 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 15-09-2023 (Sexta-feira) | 14:30 - 19:30 | 5:00 | Presencial |
4 | 16-09-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |