Práticas de lecionação de cidadania e desenvolvimento no ensino secundário turma T1 - 02.23/24

Apresentação

A educação para a cidadania deve fazer parte da própria cultura de escola - assente numa lógica de participação e de corresponsabilização de todos os intervenientes e a implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, no ensino secundário, deve decorrer de práticas sustentadas no tempo e não de meras intervenções pontuais. Esta componente do currículo assume um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos que aprendem através de desafios da vida real, indo para além da sala de aula e da escola, tomando consciência que as suas decisões e ações contribuem não só para o seu futuro individual, mas também para o futuro coletivo. Neste enquadramento, as estratégias de ensino e de aprendizagem exigem um trabalho articulado, aprofundado e integrado, com intencionalidade pedagógica, e respetiva monitorização. Com esta ação pretende-se debater, clarificar e aprofundar o conhecimento profissional docente, no contexto do AEE, relativo à implementação, no ensino secundário, da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, para a melhoria do ensino e das aprendizagens dos alunos.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

A opção de se trabalhar esta componente no âmbito das diferentes disciplinas da matriz, dos temas e projetos, sob coordenação de um dos professores da turma ou grupo de alunos, coloca novos desafios aos professores. Neste contexto a ação visa contribuir para: - Partilhar e discutir exemplos de projetos e de práticas transversais de abordagem da Cidadania, no ensino secundário; - Apoiar os professores na sua prática letiva, ao nível da implementação do projeto de cidadania de turma.

Conteúdos

1. Educação para a Cidadania: Enquadramento (ENEC e PASEO) 2. Documentos estruturantes e orientadores no AEE (PE, EECE e PAA) 3. Projeto de cidadania de turma: - Construção do projeto de Cidadania de turma: metodologias de operacionalização; _ Partilha e discussão de práticas implementadas no AEE.

Formador

Dorinda Henriques Valente Rebelo

Teresa de Jesus da Silva Rodrigues Amaral

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-01-2024 (Terça-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
2 06-02-2024 (Terça-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
Início: 30-01-2024
Fim: 06-02-2024
Acreditação: ACD 02.23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Estarreja