Acompanhamento e Monitorização dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) turma T1 - 22/23
Apresentação
A proficiência digital das organizações educativas é fundamental para a melhoria do trabalho desenvolvido nas escolas. Neste quadro, considera-se, ainda, da maior importância o desenvolvimento das competências digitais dos docentes, dada a sua relevância para o ensino e a aprendizagem. Neste quadro, os AE/Ena foram convidados a elaborar o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola [PADDE], que pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização. Para que o PADDE tenha o impacto esperado nas escolas, torna-se fundamental criar estratégias e instrumentos eficazes, tendo este curso o propósito de apoiar as Equipas de Desenvolvimento Digital [EDD] e as escolas no acompanhamento, monitorização, avaliação e reformulação dos PADDE.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Pretende-se apoiar as EDD das escolas no desenvolvimento de estratégias de monitorização e avaliação das ações inscritas no PADDE, que permitam melhorar a qualidade do trabalho em curso. Na formação pretende-se que as EDD, com o apoio dos Embaixadores Digitais [ED], implementem estratégias de monitorização, avaliação, comunicação dos resultados e reformulação do PADDE da sua Escola, num processo em rede e promotor de mudança organizacional e pedagógica. São objetivos específicos da oficina: • refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que promovam a qualidade do processo educativo; • conceber e implementar estratégias de monitorização, avaliação e comunicação dos PADDE; • desenvolver estratégias de diagnóstico e reflexão conducentes à reformulação do PADDE.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem da necessidade de capacitar as EDD para que realizem trabalho de monitorização da implementação das ações inscritas nos PADDE, de modo a aferir a execução dos respetivos objetivos e necessidade de ajustes à sua operacionalização. Surgem, ainda, da importância de os ED afetos aos CFAE acompanharem esse processo, apoiando as EDD nas ações de monitorização, de avaliação, de comunicação e de reformulação dos PADDE. As alterações anuais à constituição das EDD reforça a necessidade de apoiar as escolas em todo o processo, desde a conceção à avaliação dos planos. • Contextualização do Plano de Ação para a Transição Digital e da importância dos PADDE na melhoria do trabalho educativo das escolas (2 horas) • Exploração do Roteiro de Apoio à Monitorização e Acompanhamento dos PADDE (2 horas) • Assistente de apoio à inovação pedagógica através da utilização de ferramentas certificadas - SELFIE (2 horas) • Processos de acompanhamento e monitorização da implementação do PADDE (7 horas) • Estratégias de comunicação do PADDE e das ações implementadas (6 horas) • Avaliação, diagnóstico e reformulação do PADDE (6 horas)
Metodologias
A formação assenta em sessões presenciais de cariz teórico, prático e de debate plenário, nomeadamente as seguintes: • Apresentações teóricas e/ou de exemplos pela formadora, acompanhadas de propostas de reflexão em grupos de trabalho; • Realização de trabalhos pelos formandos (materiais a aplicar no AE/Ena e documentos orientadores elaborados no âmbito do PADDE); • Apresentação, reflexão e debate sobre a aplicação dos materiais produzidos; • Apresentação, reflexão e debate dos documentos elaborados; • Avaliação do trabalho desenvolvido.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: • Empenho e participação nas sessões; • Trabalho de grupo; • Trabalho individual escrito.
Bibliografia
Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf Kampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for DigitallyCompetent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pd
Formador
Vítor Manuel Gouveia Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-06-2023 (Sexta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 27-06-2023 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 05-07-2023 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-07-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-07-2023 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 06-07-2023 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 07-07-2023 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 17-07-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |