“A ética do cuidar, autocuidados” - IV Jornada Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul turma T1 09.22/23

Apresentação

Após dois anos de pandemia, verifica-se a necessidade de promover o autocuidado em cada elemento da nossa comunidade educativa. O autocuidado é fundamental para a saúde física, mental e sobretudo emocional. Os estudos indicam que profissionais com bom ajustamento psicológico são mais empáticos, mais produtivos e apresentam menos baixas médicas. Assim, um docente com bons autocuidados será um promotor de uma boa educação, motivando os seus alunos. A saúde física, como já mencionado, é crucial. No entanto, a saúde mental assume um dos papeis principais, pois permite ao indivíduo tomar consciência sobre os seus limites e qualidades.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Em mais de metade dos portugueses, a saúde psicológica e bem-estar foi afetada devido à Pandemia COVID-19, segundo os dados obtidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assim, com esta jornada pretende-se: - Promover o autocuidado psicológico como forma de prevenção de perturbações emocionais; - Permitir aos elementos da comunidade educativa conhecer diferentes meios de promover autocuidados; - Dar a conhecer diversas formas de potenciar autocuidados; - Estimular a reflexão pessoal sobre os seus limites e potencialidades; - Fornecer estratégias de resolução de conflitos na vida pessoal e prática profissional; - Dotar os docentes de alguns conhecimentos na área de mindfulness.

Conteúdos

1. Uma escola que cuida, Sara Martins e Cláudia Duarte, IPAV; 2. “I Want to break free”. Contributos da resolução de conflitos para a saúde mental, Mónica Soares, U. Maia; 3. Empoderar a Escola para a Saúde Mental através do Mindfulness, Sofia Magalhães, FPCE-UP; 4. Saúde física e mental (workshops)

Metodologias

Conferências e workshops

Formador

Ana Sofia Morais Magalhães

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-02-2023 (Quinta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
2 23-02-2023 (Quinta-feira) 14:30 - 17:00 2:30 Presencial
Início: 23-02-2023
Fim: 23-02-2023
Acreditação: ACD 09.22/23
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Júlio Dinis