Capacitação Digital em Multimédia turma 07POCH22.23 -T3
Apresentação
O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. Neste sentido, torna-se essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de competências digitais de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes no âmbito do digital em multimédia e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Procura-se desenvolver as áreas de envolvimento profissional, recursos digitais (RED's) e ensino e aprendizagem (A1, A2, A3 DigComEdu), criando condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos em multimédia.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 17 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
Esta ação de formação pretende dotar os formandos de conhecimentos, ferramentas e estratégias na área da multimédia para o ensino. . São objetivos específicos: Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista 3 áreas do referencial DigCompEdu (A1, A2 e A3); Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino, com especial enfoque na utilização da multimédia; Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos na área da multimédia; Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
Conteúdos da ação: - Documentos de enquadramento das políticas educativas; - A importância da Multimédia no ensino contemporâneo, a sua história e aplicações; - Intencionalidade pedagógica no uso da multimédia; - Fotografia no contexto escolar, como fotografar, como tratar as fotografias utilizando o telemóvel; - Vídeo no contexto escolar, como filmar, como tratar os vídeos utilizando o telemóvel; - Som no contexto escolar, como capturar, como tratar o som utilizando ferramentas; - Criação de recursos utilizando as ferramentas na área da multimédia; - Propósito pedagógico no uso da tecnologia na divulgação de projetos e trabalhos; - Ferramentas disponíveis para o trabalho docente; - Reflexão sobre a prática adquirida.
Metodologias
Presencial As sessões presenciais são destinadas à: - exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; - realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; - exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; - planificação e criação de um recurso multimédia - reflexão crítica sobre o trabalho realizado.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Bibliografia
Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://education.ec.europa.eu/pt-pt/plano-de-acao-para-a-educacao-digital-2021-2027 Mayer, R. E. (2005). Cognitive theory of multimedia learning. The Cambridge handbook of multimedia learning, 41, 31-48. Lucas, M., Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. http://hdl.handle.net/10773/24983 Licht, A.H, Tasiopoulou, E., Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/Open_book_of_Innovational_Education.pdf/c1044658-5793-408c-8acb-a041338111ef Collins, J., Hammond, M., & Wellington, J. (2002). Teaching and learning with multimedia. Routledge.
Observações
As datas de início e conclusão são meramente informativas e serão ajustadas mediante a data em que o n.º inscrições justifique a sua abertura.
Formador
Mário Xavier Gomes Rocha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-03-2023 (Segunda-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-03-2023 (Segunda-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
3 | 27-03-2023 (Segunda-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
4 | 17-04-2023 (Segunda-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
5 | 26-04-2023 (Quarta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
6 | 29-04-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 05-05-2023 (Sexta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
8 | 15-05-2023 (Segunda-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |