253

Ferramentas digitais no ensino das Ciências Sociais e Humanas turma T1-04POCH22.23

Apresentação

São várias as atividades educativas com as TIC em que o aluno se envolve e que promovem o desenvolvimento de habilidades importantes, relacionadas com as competências-chave requeridas para o século XXI, conforme descritas pelo Quadro de Referência Europeu, entre as quais as da comunicação. Os alunos vivem diariamente num mundo cada vez mais digital, pelo que é importante que sejam usadas aplicações e ferramentas digitais para apoiar o ensino e aprendizagem das ciências sociais e humanas. Com base nos documentos curriculares em vigor pretende-se dar a conhecer formas inovadoras de integrar as TIC no ensino das ciências sociais e humanas, explorando cenários de aprendizagem com os professores envolvidos, promovendo a sua utilização prática e a reflexão sobre as possibilidades da aplicação das novas tecnologias nos seus contextos educativos.

Destinatários

Professores dos GR 200, 290, 400, 410, 420, 430

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 200, 290, 400, 410, 420, 430. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 200, 290, 400, 410, 420, 430.

Objetivos

- Reflexão sobre os documentos curriculares em vigor para as ciências sociais e humanas; - Reflexão sobre o nível de maturidade da escola relativamente à utilização das TIC no ensino e na aprendizagem das ciências sociais e humanas; - Motivação para o desenvolvimento de projetos relacionados com os programas das ciências sociais e humanas com recurso à utilização das TIC; - Exploração de ferramentas que ajudem no desenvolvimento dos projetos selecionados, a desenvolver nas aulas; - Reflexão crítica sobre a implementação das ferramentas web escolhidas e utilizadas; - Integração numa comunidade de professores utilizadores das novas ferramentas digitais;

Conteúdos

Práticas pedagógicas inovadoras com as TIC nas aulas das disciplinas das ciências sociais e humanas: 1.Plataforma Moodlle, Padlet e Linoit, Didapages, Wikis , Blogs, QRcode - criação de aulas interactivas - texto, imagens, vídeo, hiperligações - fóruns, chat, objetos de aprendizagem, aulas, glossários, tarefas, etc para realizar actividades didáticas online. 2.Scratch, Boomwriter, Stripcreator - linguagem de programação - criação e partilha de informação - construção de personagens e cenários 3.Learning Designer, Videos /movenote - preparação de aulas, organização de conteúdos programáticos - trabalhos de casa - criação de apresentações e vídeos

Metodologias

Presencial - apresentação, discussão e reflexão sobre alguns exemplos de boas práticas de trabalho colaborativo entre docentes de ciências sociais e humanas: serão apresentados exemplos que ponham em evidência a colaboração na criação de recursos para a sala de aula, a partilha de conhecimentos entre professores (nomeadamente tecnológicos), as potencialidades da prática partilhada em sala de aula e da colaboração/aferição na avaliação das aprendizagens dos alunos; - discussão sobre a importância das tarefas de natureza investigativa e do trabalho de projeto no ensino e aprendizagem das ciências sociais e humanas; - exploração de alguns recursos web 2.0 facilitadores do trabalho colaborativo entre professores e facilitadores da diferenciação pedagógica em sala de aula. Trabalho Autónomo Aplicação dos instrumentos e materiais elaborados, em contexto de sala de aula e aferição dos resultados

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação; - Trabalho escrito, individual, realizado em sessão presencial.

Bibliografia

SILVA, Marco. (2000). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet. Paiva, J. (2002), As tecnologias de informação e comunicação utilização pelos professores. Lisboa: Ministério da Educação - Departamento de Avaliação e Prospectiva e Planeamento. Vieira, M. (2005), Educação e Sociedade de Informação: Uma perspectiva crítica sobre as TIC num contexto escolar, Tese de Mestrado em Sociologia da Educação e Políticas Educativas, Braga: Universidade do Minho. Ricoy, M. & Couto, M. (2009), As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário: um estudo de caso, Revista Lusófona de Educação, 14: 145-156.

Anexo(s)

Formador

João Rafael Vieira dos Santos Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 23-01-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 13-02-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 06-03-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 20-03-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 03-04-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 24-04-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 15-05-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
Início: 09-01-2023
Fim: 15-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-111487/21
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro