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A diferenciação pedagógica na expressão artística musical: Potenciar o ambiente, a tecnologia, a comunicação e a aprendizagem para todos. turma 20.O.FSE.40.1

Apresentação

O Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória aponta para uma educação escolar em que os alunos constroem uma cultura científica e artística de base humanista. Para atingir este objetivo, é urgente modificar as práticas pedagógicas de forma a adequar a ação educativa às finalidades deste perfil, para todos os alunos. A presença das expressões artístico-musicais, no plano curricular, torna-se cada vez mais importante, pela sua contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo. Apesar disso, o ensino da expressão musical na Educação Pré-escolar e no 1o CEB não é suficientemente potenciado para o desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido é importante promover a alteração das práticas pedagógicas e didáticas, nomeadamente na área da expressão musical, quer na educação pré-escolar, quer no ensino básico, junto dos educadores de infância, dos professores do 1o CEB promovendo a participação de todos em prol da inclusão. Pretende-se encontrar a melhor forma e os recursos mais eficazes para potenciar as competências dos educadores de infância e professores do 1o CEB, na área da expressão artístico-musical para todos os alunos, tal como estipulado na legislação vigente.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.

Objetivos

Contribuir para melhorar as competências dos educadores de infância na área da expressão e comunicação, no subdomínio da música na educação pré-escolar; Contribuir para melhorar as competências dos professores do 1o CEB na área da expressão artística – música; Dotar os educadores de infância e os professores do 1o CEB de estratégias para desenvolver as aprendizagens comunicativas e expressivas das crianças na área da música; Dar a conhecer recursos didáticos e tecnológicos que possam apoiar o desenvolvimento da expressão musical; Dotar os educadores de infância e os professores do 1o CEB de estratégias que lhes permitam lidar com a diversidade de crianças, incluindo as crianças com Necessidades de Saúde Especiais (NSE).

Conteúdos

Enquadramento legislativo 1. Orientações curriculares da educação pré-escolar: domínio da educação artística, sub-domínio da música; 2. Aprendizagens Essenciais (AE) para o 1.o Ciclo do Ensino Básico estruturadas a partir dos três Domínios/Organizadores comuns à Educação Artística: Experimentação e criação; Interpretação e comunicação; Apropriação e reflexão; 3. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: A transversalidade da música nas diferentes áreas do Perfil; 4. Decreto Lei n.o 54/2018 e Decreto Lei n.o 55/2018, de julho: potencialidades e desafios Enquadramento teórico-prático Ambientes de aprendizagem para todos: 1. DUA - Design Universal como diferenciação pedagógica para a Aprendizagem; 2. Adaptações curriculares na área do ensino da música e o desenvolvimento das expressões artístico-musicais; 3. Desenvolvimento de competências digitais na utilização de tecnologias e produtos de apoio para o ensino da música e o desenvolvimento das expressões artístico-musicais; 4. Exploração, análise e avaliação de recursos didáticos digitais para crianças com NSE; Trabalho em rede: 1. Construção de redes de colaboração entre docentes; 2. Construção de redes de apoio na comunidade educativa.

Metodologias

Presencial Formação em modelo aberto, valorizando-se processos de experimentação, colaboração, reflexão e troca de experiências e ideias. Sessões presenciais de caráter teórico-prático e reflexivo, com recurso a metodologias ativas de pesquisa e análise de recursos e atividades pedagógicas com suporte tecnológico, planificação de atividades com recurso à modelagem e práticas que valorizem o preconizado no DL n.º 54/2018, de 6 de julho. A abordagem dos conteúdos desenvolver-se-á através da criação de ambientes de aprendizagem de estimulação da confiança, interação e trabalho de equipa, na qual os formandos assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem; a utilização da dimensão digital como instrumento facilitador; a modelagem de práticas pedagógicas e estratégias de inclusão; o estabelecimento de redes colaborativas. As sessões de trabalho autónomo contemplarão a realização de pequenas tarefas, de preparação e implementação de atividades ligadas ao ensino das expressões artístico-musicais (experimentação) e à reflexão. Trabalho autónomo As sessões de trabalho autónomo contemplarão a realização de pequenas tarefas, de preparação e implementação de atividades ligadas ao ensino das expressões artístico-musicais (experimentação) e à reflexão.

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação e ponderação: Empenho e qualidade da participação nas sessões – 20% Qualidade dos trabalhos produzidos – 60% Qualidade da reflexão crítica individual – 20%

Bibliografia

Moreno, D., & Maia, A. (2021). Accessible music for everyone: discovering resources. In Perspectives and Trends in Education and Technology: Selected Papers from ICITED 2021 (pp. 883-893). Singapore: Springer Singapore. Moreno, D., Moreira, A., Tymoshchuk, O., & Marques, C. (2019, October). Inclusion of children with special needs through music in Arts education programs. In World Conference on Qualitative Research (Vol. 1, pp. 199-201). Decreto Lei N.o 54/2018 do Ministério de Educação e Ciência (2018). Diário da República: 1.a série — N.o 129. https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/54-2018-115652961 Martins, G. O., Gomes, C. A. S., Brocardo, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., ... & Rodrigues, S. M. C. V. (2018). Aprendizagens Essenciais: articulação com o perfil dos alunos. Martins, G. D. O., Gomes, C. A. S., Brocardo, J., Pedroso, J. V., Camilo, J. L. A., Silva, L. M. U., ... & Rodrigues, S. M. C. V. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Observações

Critérios de Seleção: 1.º Pertencer aos seguintes Agrupamentos: AE Ovar; AE Ovar Sul; AE Esmoriz-Ovar Norte; AE Estarreja; AE Murtosa ;AE Pardilhó. 2.º Ordem de Inscrição. NOTA: O calendário é provisório, pelo que poderá sofrer alguma alteração.

Formador

Davys Enrique Espíndola Moreno

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-01-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 09-01-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
3 13-01-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
4 20-01-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
5 03-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
6 10-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
7 17-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
8 24-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
9 24-03-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
10 31-03-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 06-01-2025
Fim: 31-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-121030/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas de Estarreja